Empresas

«Território Participado» – Plataforma de gestão de ocorrências

A Junta de Freguesia de Charneca de Caparica e Sobreda lançou, no início do mês de maio, uma plataforma de gestão de ocorrências designada por «Território Participado», desenvolvida pela empresa Albatroz Digital.

A solução online permite aos cidadãos, à distância de um clique, interagir com a autarquia para reportar uma determinada ocorrência que exija resolução. A título de exemplo, o agendamento da recolha de monos e aparas de jardim, os pedidos de limpeza em espaços públicos, a solicitação de reparação de calçadas, os pedidos de manutenção de espaços de verdes e a comunicação de equipamentos danificados.

A solução técnica acolhe igualmente outros serviços que, não sendo competência de Junta de Freguesia, serão encaminhados para as respetivas entidades responsáveis, tais como: câmara municipal; serviços de águas; eletricidade; comunicações; polícia; etc.

Entre as várias funcionalidades destacam-se a organização das ocorrências por assuntos, a configuração de grupos de utilizadores por áreas, a definição de entidades externas para encaminhamento de situações, o acompanhamento dos processos por parte dos cidadãos e o agendamento das intervenções definidas pela Junta de Freguesia.

A plataforma comporta uma área para folhas de obras onde são definidos os serviços internos da autarquia e os serviços externos fornecidos por empresas contratadas. Os serviços são associados às folhas de obra de cada intervenção, com a informação dos custos. As folhas de obra comportam igualmente a lista do material utilizado, a informação dos funcionários envolvidos e o registo das viaturas usadas.

Os dados recolhidos permitirão gerar vários relatórios respondendo às necessidades administrativas específicas da instituição e outros para apoio à decisão por parte dos responsáveis políticos, recorrendo a algoritmos de data mining e machine learning.

No plano da pandemia, a solução, integrada no Website da autarquia, permite mitigar os riscos de contagio limitando as deslocações físicas dos fregueses aos serviços da autarquia. Para além disso, o recurso é potenciador de uma maior eficiência e agilidade nos processos internos de tratamento por parte dos funcionários.

O «Território Participado» é uma plataforma claramente desenvolvida no contexto das cidades inteligentes, orientada para as pessoas, para os territórios e para as relações que regulam as diferentes comunidades, alinhada com os ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, promotora do exercício da cidadania através de uma governação e democracia participativa.


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: Albatroz Digital

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Aceitar Ler mais

X