As consequências das alterações climáticas colocam desafios crescentes no domínio do planeamento urbano e da arquitetura que têm de ser enfrentados através da utilização de soluções inovadoras e amigas do meio ambiente. A marca ACO trabalha para gerir a água de forma eficiente e é por isso que dispõe das soluções mais eficazes, bem como de uma equipa técnica com experiência na conceção e instalação de Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável (SUDS) e na elaboração de planos de gestão de escoamento urbano.
A escassez de recursos hídricos em consequência das alterações climáticas, o crescimento das cidades e a sua pavimentação maciça colocam desafios crescentes, como o aumento do escoamento, a diluição dos poluentes e o perigo de inundações urbanas, que causam perdas económicas e põem em risco a segurança dos cidadãos. Perante este cenário, é necessário que a gestão da água de que dispomos seja óptima e eficiente. Por este motivo, a ACO dispõe de uma equipa de especialistas capaz de os aconselhar na conceção de Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável, também conhecidos como SUDS. Os SUDS são técnicas de gestão das águas pluviais e de planeamento urbano que pretendem imitar processos hidrológicos anteriores ao desenvolvimento urbanístico, controlando a escorrência na paisagem urbana. Com a instalação de SUDS, obtêm-se soluções integradas de gestão do ciclo da água ligadas à proteção ambiental das águas recetoras. Isto é conseguido porque os SUDS podem reduzir a quantidade de água que chega aos sistemas públicos (que estão a tornar-se cada vez mais insuficientes), e também ajudar a melhorar a qualidade da água descarregada no ambiente natural.
Graças à conceção e à instalação de SUDS, as cidades tornam-se cada vez mais permeáveis e amigas do meio ambiente porque, para a sua instalação, são criados novos espaços verdes e são utilizados materiais filtrantes como camadas granulares, geotêxteis e células drenantes, conservando assim a qualidade das águas recolhidas.
Desta forma, é também possível tratar a escorrência pluvial urbana através da filtração para reduzir a sua carga contaminante provocada pela atividade humana. Consequentemente, os SUDS são também um compromisso com a economia circular no ciclo urbano da água: ao captar e gerir este recurso e ao preservar e/ou restaurar a sua qualidade, é possível dar-lhe novas utilizações, como a irrigação e descarga, a recarga de inodoros e até a alimentação natural de aquíferos.
Sistemas ACO para SUDS, uma solução para cada necessidade
Com o objetivo de reproduzir os processos hidrológicos naturais, a conceção dos SUDS permite a combinação de diferentes etapas, técnicas e processos aplicáveis que fazem parte do ciclo da água. Para efetuar a drenagem das águas pluviais e superficiais, são utilizados diferentes equipamentos de estabilização do solo, como o Grass Grid e o Gravel Grid que tornam possível a sua infiltração, bem como sumidouros e canais de drenagem como o Qmax, um sistema ACO que se distingue pela sua capacidade de retenção e acumulação na sua própria estrutura. Para garantir a qualidade da água captada, esta deve ser pré-tratada e depuração através da utilização de sistemas de filtração e sedimentação. A água recolhida pode conter óleos minerais ou lubrificantes ligeiros, pelo que se recomenda a instalação de separadores de hidrocarbonetos como o Oleopass, que pode ser fabricado para ser enterrado em formato vertical ou horizontal. A fim de reduzir e controlar os níveis de escoamento, propõe-se a utilização de sistemas de infiltração e atenuação, como os tanques de tempestade Stormbrixx que, dependendo do tipo de projecto, podem reintroduzir gradualmente a água no solo para alimentar naturalmente os aquíferos, bem como também podem laminar ospicos de precipitação para evitar a sobrecarga da rede pública de esgotos. Além disso, a conceção e a instalação de SUDS promovem a utilização e a reutilização da água recolhida em espaços como os telhados. Isto é conseguido através da transferência de água para uma série de circuitos e sistemas tais como os depósitos de recuperação de águas pluviais com filtro integrado DRP, que filtram, tratam e armazenam adequadamente.
O conceito ACO WaterCycle abrange todas as fases de planeamento, gestão, tratamento e posterior reutilização da água. Dentro deste ciclo, tem lugar os SUDS de reutilização, de biofiltração (filtração física e depuração biológica com biomassa num suporte físico), de tratamento (separação dos contaminantes), de armazenamento, de infiltração (células enterradas) e de regulação do caudal (evacuação controlada da água).
Processos e aplicações SUDS para uma gestão eficiente da água
Na conceção de SUDS é necessário ter em conta tanto as características pluviométricas e hidrológicas da área como os objectivos e necessidades de cada projecto. Entre os processos SUDS aplicáveis, destaca-se a regeneração e reutilização das águas pluviais, dando assim uma segunda vida a este recurso escasso e necessário. Para que a água atinja os níveis de qualidade necessários à sua reutilização e para que seja devolvida ao ambiente nas melhores condições possíveis, deve ser tratada através de uma série de sistemas de pré-tratamento e de depuração capazes de separar e eliminar os óleos contaminantes e as partículas sólidas em suspensão.
Por outro lado, os tanques de tempestade utilizados nos SUDS funcionam como elementos de infiltração, reintroduzindo as águas pluviais no solo de forma natural, e podem também ser utilizados como elementos de atenuação, laminando as pontas de precipitação para evitar a sobrecarga das redes públicas de saneamento. De facto, a instalação de tanques de tempestade e de estações de bombagem regula os caudais, evitando assim colapsos e inundações urbanas. Os SUDS permitem igualmente a retenção de partículas contaminantes presentes nas águas superficiais através de um meio poroso biológico (biofiltração), cuja efetividade depende da densidade da vegetação plantada.
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: Antonomasia