Municípios

Gaia procura respostas a novos desafios na Semana da Saúde Mental

Autarquia irá apresentar o programa municipal «Feliz(Mente)

De 10 a 15 de outubro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia organiza, pela primeira vez, a Semana da Saúde Mental. Uma iniciativa que se reveste de especial importância num contexto em que, por força dos dois anos de pandemia de covid-19, mas também da atual conjuntura económica e social, muitos são os desafios na área da saúde mental que importa compreender e procurar resolver.

Um dos momentos altos do programa será a realização, a 14 de outubro, das I Jornadas de Saúde Mental, em que será apresentado o Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental, denominado «Feliz(Mente)», e onde serão também debatidas as principais respostas que urge implementar neste contexto.

No âmbito desta semana, haverá ainda iniciativas como workshops e sessões em estabelecimentos escolares, equipamentos sociais do Município e na Biblioteca Municipal, com públicos-alvo como alunos, pais, técnicos das IPSS ou grávidas e recém-mamãs, bem como a comunidade em geral. Uma sessão de risoterapia, a caminhada «Um Passo pela Saúde Mental» e uma «Silent Party» no Centro Cívico são outras das ações previstas. O programa completo pode ser consultado aqui.

“Nos últimos anos, e bem, as instituições públicas têm-se focado crescentemente nos problemas e nas respostas sociais. Mas a saúde mental é também, cada vez mais, uma questão que exige uma resposta social forte e dinâmica. As câmaras municipais têm o dever de cuidar dos seus cidadãos, de lhes assegurar melhor qualidade de vida, e nada disto é possível descurando o bem-estar físico, mas também o bem-estar mental”, considera Eduardo Vítor Rodrigues. Para o presidente da Câmara Municipal de Gaia, “a pandemia de covid-19, bem como a crise que se lhe seguiu e os novos problemas decorrentes da guerra na Ucrânia, que tendem ainda a agravar-se e a degradar a qualidade de vida dos nossos cidadãos, trouxeram-nos novos desafios. Dos adultos aos mais jovens, os problemas de saúde mental não podem ser ignorados e devem, desde já, estar no centro das nossas atenções. A realização destas primeiras jornadas, estou certo, irá ajudar-nos a trilhar o caminho certo”, conclui.


Texto da responsabilidade da entidade.

Fonte: Câmara Municipal de Gaia

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more