“Na Sanita, não” foi a temática do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade deste ano letivo 2023/24 que levou às escolas de Oeiras e Amadora um programa de sensibilização ambiental em formato de roadshow.
A cerimónia de entrega de prémios do PEAS – Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade teve lugar dia 29 de maio, na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. Esta cerimónia foi o culminar de um ano letivo dedicado à sensibilização ambiental, e premiou os melhores trabalhos com a temática “Na Sanita, não”.
Este ano o PEAS focou-se nas consequências do descarte indevido de resíduos no sistema de águas residuais, e alertou para a importância de uma correta utilização das sanitas e canalizações residenciais.
O PEAS esteve presente em 53 escolas, envolvendo 9.874 alunos e 405 professores de 457 turmas. E dos 115 trabalhos apresentados houve 17 trabalhos premiados.
Educação Ambiental: “Na Sanita, não”
A escolha do tema deste ano deveu-se à necessidade urgente de educar e consciencializar milhares de alunos, desde o jardim de infância até ao 2o ciclo, sobre o impacto negativo que o descarte de resíduos nas sanitas pode ter no sistema de saneamento. Durante as sessões do roadshow, os alunos aprenderam sobre o funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), os processos envolvidos no tratamento das águas residuais e como as ações individuais podem influenciar a qualidade da água.
Roadshow SIMAS: Aulas Interativas
O Roadshow, uma viatura transformada em sala de aula, proporcionou sessões pedagógicas presenciais e interativas. Estas sessões tiveram como objetivo ensinar os alunos sobre a gestão sustentável de resíduos e promover práticas que podem ser facilmente adotadas no dia-a-dia, contribuindo assim para a preservação do nosso planeta.
Passatempo “Missão: Na Sanita Não – Protege o teu Ambiente”
Para incentivar comportamentos sustentáveis, cada sessão do roadshow culminou com o lançamento do passatempo “Missão: Na Sanita Não – Protege o teu Ambiente”. Neste concurso, os alunos foram desafiados a criar trabalhos ou composições artísticas sobre a temática abordada, utilizando diversas plataformas. Estas criações refletiram o empenho das crianças na preservação do meio ambiente e incentivar a conservação da água.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: SIMAS de Oeiras e Amadora