Empresas

Schneider Electric reforça a Descarbonização em direção a uma Economia Net Zero

Segundo a Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia e reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo em 2021 pela Corporate Knights, o mundo tem a possibilidade real de acelerar as ações climáticas e reduzir para metade as emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2030. Durante a sessão de abertura do Innovation Summit World Tour 2021, Jean-Pascal Tricoire, Chairman & CEO da Schneider Electric, destacou caminhos viáveis para se alcançar o objetivo net zero, segundo o relatório “The 2030 imperative: A race against time” do Instituto de Investigação em Sustentabilidade do Grupo.

O evento mundial de referência Innovation Summit World Tour (12 de outubro a 12 de novembro) irá abordar os desafios climáticos globais e mostrar a clientes, parceiros, reguladores e legisladores como reduzir rapidamente as emissões para descarbonizar a economia mundial nesta década decisiva. Os participantes poderão conhecer a inovação digital e sustentável da Schneider Electric e aprender mais sobre Eletricidade 4.0 e automação de última geração.

A necessidade urgente de agir com rapidez para descarbonizar

O discurso de abertura de Jean-Pascal Tricoire neste evento instou exortou a audiência a aoptar medidas de descarbonização fundamentais, e oferece a própria investigação da Schneider Electric como referência para conseguir manter uma trajetória de aquecimento global de 1.5ºC. Este novo relatório detalha a necessidade de reduzir as emissões entre 30-50% durante esta década, em comparação com os níveis atuais. Não cumprir estes objetivos faz com que seja virtualmente impossível restringir o aumento de temperatura ao limite de 1.5°C definido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sua sigla em inglês).

O modelo do Instituto de Investigação em Sustentabilidade da Schneider Electric, demonstra como é possível reduzir 10GtCO2 emissões/ano de forma realista e exequível até 2030. O relatório foca-se num subconjunto de emissões globais de casos de efeito de estufa. De 50 GtCO2e/a, encontra a oportunidade de reduzir 30% (10GtCO2e/a) de todas as emissões relacionadas com a energia, uma aceleração significativa em relação aos compromissos atuais (que oscilam perto dos 3GtCO2e/a, 10% do objetivo de redução de emissões). Contudo, sobram ainda cerca de 20GtCO2e/a de emissões não relacionadas com a energia, que não estão cobertas pelo modelo deste relatório.

A Schneider Electric pede aos governos e empresas que realizem um esforço 3 a 5 vezes maior do que o atual. O Instituto acredita que o único caminho realista para o sucesso é implementar tecnologias digitais comprovadas, juntamente com uma maior eletrificação, como a forma mais rápida de descarbonizar os edifícios, o transporte e a indústria. Esta abordagem permite ganhar tempo para despender nos setores para quem é mais difíceis eliminar emissões. O modelo do Grupo demonstra claramente que seguir caminhos alternativos vai representar um peso demasiado grande para os consumidores.


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: LEWIS | Schneider Electric Portugal

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more