O Projeto SECClasS (www.seclass.pt) é um projeto financiado pelos EEA Grants Portugal que contribui para a Economia Circular do setor da construção através de um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção (CICS) otimizado para a Sustentabilidade e os processos digitais BIM. Este sistema vai unificar a terminologia e facilitar o processamento, comunicação e partilha de informação e modelos. Vai auxiliar não só o levantamento quantitativo e orçamental e a gestão de instalações, como também a avaliação precisa dos impactes nos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.
O projeto é promovido pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Universidade do Minho, Atelier Marta Campos Arquitetura e Laboratório de Arquitetura A-Lab.
No Webinar SECClasS: Opções para Portugal, realizado em 28 de abril por videoconferência, foi apresentado o primeiro relatório do projeto Análise de Conceitos, Normas e Sistemas de Classificação da Informação da Construção. Foi organizado pelo LNEC e divulgou os objetivos e resultados. Seguiu-se uma mesa redonda, onde se debateu a adaptação dos sistemas de classificação da informação ao contexto nacional e regional e a componente de sustentabilidade. O debate, moderado por Miguel Azenha (UM), contou com a participação e experiência de António Monteiro (A400), Francisco Reis da Silva (BIMMS), Manuel Duarte Pinheiro (IST-UL), Miguel Pires (Grupo CASAIS), Pedro Mêda (IC-FEUP) e Rui de Klerk(FA-UL). O webinar e debate estão disponíveis online.
O Primeiro Relatório do projeto, disponível para consulta no site do projeto, apresenta a análise de conceitos, sistemas de classificação já estabelecidos a nível internacional, e as ferramentas de apoio ao desenvolvimento de um sistema nacional de classificação otimizado para a Sustentabilidade. Esta análise conclui que o sistema Uniclass, da NBS-National Building Specification do Reino Unido é o sistema internacional adequado como base de desenvolvimento do sistema de classificação de informação nacional.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: ISTAR-Iscte