Nos últimos meses, a Schneider Electric conseguiu importantes progressos de sustentabilidade em Portugal e Espanha: 12 das suas instalações são já Zero CO2, e 17 funcionam com 100% de energia renovável.
A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, anunciou hoje os mais recentes resultados do seu programa Schneider Sustainability Impact (SSI), bem como os seus resultados financeiros para o terceiro trimestre de 2024.
O programa SSI da Schneider Electric – que foi recentemente reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo pela TIME e pela Statista – monitoriza e mede o progresso da empresa em diversas metas transformadoras a nível ambiental, social e de governança (ESG) definidas para 2025. Ao monitorizar o seu desempenho de sustentabilidade e publicar os resultados trimestrais, a Schneider Electric mantém o ímpeto das suas ambições globais e locais, e também a sua liderança no setor da responsabilidade social corporativa.
No final do trimestre, a pontuação global do Schneider Electric Sustainability Impact (SSI) foi de 7.29 pontos em 10 possíveis, estando assim bem encaminhada para atingir o objetivo anual de 2024 de 7.40 pontos, com dois grandes marcos alcançados:
- A Schneider Electric superou o seu objetivo de fornecer acesso a energia verde e fiável a 50 milhões de pessoas, mais de um ano antes do seu objetivo fixado para o final de 2025. Isto foi conseguido através de projetos para instalar soluções de energia solar da Schneider Electric em instalações públicas em África e na Índia. Por exemplo, no Quénia, Nigéria e Índia, adicionaram-se novas soluções solares híbridas a clínicas de saúde frequentadas por cerca de 2 milhões de pessoas; e, na Índia, mais de 700 escolas receberam energia limpa, o que beneficiou cerca de 120.000 estudantes. A Schneider Electric está agora focada em dar continuidade a estes esforços para que, até 2030, um total de 100 milhões de pessoas tenha obtido acesso a eletricidade verde desde o início do programa em 2009.
- A Schneider Electric também atingiu um marco importante nos seus esforços para promover a aprendizagem, a melhoria de competências e o desenvolvimento para todas as gerações, tendo já formado mais de 763.000 pessoas em gestão de energia. Por exemplo, a Schneider Electric e a sua Fundação colaboraram recentemente com a Enactus, o que permitiu que estudantes universitários de 10 países desenvolvessem soluções empresariais para abordar questões sociais relacionadas com a transição energética.
Para além disso, a Schneider Electric fez progressos consideráveis ao reduzir para metade do impacto do carbono dos seus principais fornecedores através do seu Zero Carbon Project, o que resultou numa redução de 36% das suas emissões operacionais de CO2. Para isto contribuíram vários workshops sobre energias renováveis realizados nos EUA, Europa e China, bem como mais de 20 webinars especializados destinados a apoiar os fornecedores nos seus esforços de descarbonização.
“As nossas conquistas neste trimestre mostram a dimensão do nosso impacto, com projetos locais a desempenhar um papel fundamental na concretização dos nossos objetivos ambiciosos,” afirmou Xavier Denoly, Senior Vice-President of Sustainable Development da Schneider Electric. “Apesar destes resultados excelentes, o nosso trabalho ainda está longe de estar terminado. Temos de intensificar ainda mais os nossos esforços globais de descarbonização para mitigar os efeitos das alterações climáticas, beneficiando as pessoas e o planeta.”
Impacto na zona ibérica
Em Portugal e Espanha, a Schneider Electric conseguiu também marcos importantes nos últimos meses. Entre eles, destaca-se ter conseguido que 12 das suas 18 instalações locais sejam Zero CO2, e que 17 utilizem 100% de energia renovável. Desde 2017, a nível ibérico, a Schneider Electric reduziu em 86% as suas emissões e os seus consumos em 13.4% em comparação com 2019, através de um programa de descarbonização estruturado e da implementação anual de novas medidas.
Por outro lado, através da plataforma de economia Circular Place, um marketplace concebido pela própria empresa, a Schneider Electric dá uma segunda vida a excedentes de stock de material elétrico, oferecendo-os a ONG e entidades educativas. Até ao momento, em 2024 foram doadas 21.702 unidades em Portugal, o que permitiu poupar 8.020kg de resíduos.
Pode encontrar mais detalhes sobre os resultados e as últimas iniciativas de impacto da Schneider Electric no relatório Q3 2024 do programa Schneider Sustainability Impact.
Outros reconhecimentos e prémios importantes alcançados durante o trimestre:
- Reconhecida como Industry Leader na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (Corporate Sustainability Assessment) da S&P Global pelo terceiro ano consecutivo;
- Recebeu o prémio RE100 Changemaker do Climate Group na Climate Week NYC, em reconhecimento de um projeto inovador de transferência de crédito fiscal de energia renovável no Texas (EUA);
- Nomeada como líder no Green Quadrant: Building Decarbonization Consulting (consultoria em descarbonização de edifícios) da Verdantix;
- Classificada com a pontuação mais alta no benchmark social na sua indústria pela World Benchmarking Alliance, sublinhando os esforços sustentados para agir de forma ética e fornecer e promover o trabalho decente e os direitos humanos;
- Reconhecida pelo programa “Digital Upskilling for All” do Brandon Hall Group com o prestigiado prémio Gold Award for Learning and Development.
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: LEWIS | Schneider Electric Portugal