O LNEG apresenta o Atlas Nacional do H2 Verde Sustentável. A implementação no terreno dos objetivos ambiciosos da EN-H2 poderá ser acelerada com o mapeamento de locais adequados, sob vários pontos de vista, para a implementação de projetos de produção de H2 verde. Este mesmo ponto é referido na comunicação recente da Comissão Europeia “REPowerEU: ação conjunta europeia para uma energia mais segura e mais sustentável a preços mais acessíveis” de 8 de março de 2022, onde no ponto 2.2.3. “Possibilitar um licenciamento mais rápido” se tem: “Os Estados-Membros devem proceder rapidamente ao levantamento, avaliação e disponibilização de zonas em terra e no mar adequadas para projetos de energias renováveis, que sejam consentâneas com os seus planos nacionais em matéria de energia e clima, as suas contribuições para a meta de energias renováveis revista para 2030 e com outros fatores, como a disponibilidade de recursos, as infraestruturas de rede e as metas da Estratégia de Biodiversidade da UE.”
O “Atlas Nacional do H2 Verde Sustentável” antecipou-se a esta recomendação, tendo sido desenvolvido pelo LNEG em colaboração com várias entidades públicas e privadas nacionais, com o objetivo de apoiar o processo de decisão quanto à localização de projetos de produção de hidrogénio verde no território de Portugal Continental.
Trata-se de uma iniciativa inovadora que combina informação georreferenciada no que respeita a:
- (i) recursos necessários para alimentar os processos de produção de hidrogénio por eletrólise da água;
- (ii) condicionantes de uso do solo para a implementação das unidades de produção de hidrogénio verde,
- (iii) fatores que potenciam a comercialização do hidrogénio produzido.
Neste evento presencial pretende-se apresentar o trabalho desenvolvido que ficará publicamente disponível no Geoportal do LNEG, bem como discutir a sua aplicabilidade, limitações e possíveis melhorias.
Local / Data:
Auditório LNEG – Pólo de Alfragide / 5 maio 2022
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: LNEG