A ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, em parceria com cinco parceiros internacionais, desenvolveu durante 18 meses o projeto SISMA PLUS, que visa melhorar a gestão da energia em edifícios públicos a nível transnacional ajudando os municípios da região mediterrânica a financiar projetos de requalificação energética dos seus edifícios.
O SISMA PLUS oferece a SET – Subsidy Evaluation Tool, uma ferramenta de apoio à decisão para avaliar a viabilidade dos investimentos em eficiência energética no âmbito de processos de renovação de edifícios públicos. Financiado pelo programa Interreg MED, este projeto que agora finaliza arrancou em fevereiro de 2021 e conta com seis parceiros, sendo a ENA o único representante Português.
Esta ferramenta, completamente gratuita e passível de adaptação a diferentes realidades locais, fornece uma avaliação energética e financeira das medidas de eficiência energética, permitindo otimizar investimentos com longos períodos de retorno e riscos a longo prazo, típicos em processos de renovação profunda de edifícios. Esta iniciativa capacita os municípios para planear a priorização de intervenções de reabilitação em edifícios públicos, minimizando o financiamento público necessário e maximizando a poupança.
Durante o mês de junho, a ENA realizou uma sessão de formação para apresentar e explorar as potencialidades desta ferramenta junto de entidades locais e foi testada em uma dezena de edifícios públicos portugueses. A ferramenta foi também apresentada durante a Assembleia Geral da RNAE, a Associação das Agências de Energia e Ambiente – Rede Nacional, a fim de multiplicar, através das diversas agências de energia e ambiente portuguesas, a ajuda aos municípios para ultrapassar as barreiras ao financiamento de investimentos em matéria de renovação de edifícios públicos.
O acceso à ferramenta está disponível no site da ENA (https://bit.ly/3a1u24x) e pode descarregar-se gratuitamente em 8 idiomas (português, inglês, espanhol, francês, esloveno, bosnio, italiano e grego), bem como o Manual do Utilizador.
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: ENA