Energia

O Sol em exclusivo como fonte de energia renovável e limpa na iluminação pública – Arquiled

Arquiled cria luminária LED autónoma com universidades portuguesa e colombiana:

Ter luz onde não há eletricidade! É com este propósito que nasce o Projeto LLESA (Luminária LED Solar Autónoma), um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico que tem como objetivo iluminar regiões onde a rede pública de iluminação é inexistente ou apresenta níveis de implementação e qualidade deficitários. Esta luminária LED utiliza o Sol como fonte de energia exclusiva, dispensando totalmente a rede elétrica e incorpora um sistema de gestão inteligente que otimiza a captação da energia solar e regula o fluxo luminoso.

A empresa portuguesa Arquiled desenvolveu esta luminária, que se encontra ainda na fase de protótipo, como um modelo a ser aplicado em zonas onde a infraestrutura de rede elétrica é escassa ou praticamente nula e que possuem grande exposição solar durante todo o ano.

Trata-se de uma luminária com um design totalmente integrado em monobloco, cuja energia elétrica é produzida pelos painéis fotovoltaicos e armazenada em baterias de hidróxido de NI-Co[1], para posterior utilização. Para além de resistir a temperaturas elevadas, este produto é de instalação fácil, não necessitando de manutenção.

De acordo com Miguel Allen Lima, CEO da Arquiled, “para além do desafio tecnológico por trás de uma luminária deste tipo, como o desenvolvimento dum algoritmo de gestão da carga da bateria, há também a componente de responsabilidade social, dado que a aplicação deste modelo, em monobloco, destina-se a zonas carenciadas. Razão, pela qual o preço-alvo é bastante baixo, por forma a ser acessível a economias emergentes.”

A viabilização deste protótipo contou ainda com a inestimável colaboração de duas entidades do ensino superior – o Instituto Superior Técnico e a Escuela Colombiana de Ingeniería Julio Garavito, ambas especializadas na vertente de engenharia.

A colaboração da Prof. Fátima Montemor do Instituto Superior Técnico foi no desenvolvimento da tecnologia de baterias, apoiando, testando e selecionando baterias, assim como o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas nesse campo.

Por seu turno a colaboração com a Escuela Colombiana de Ingeniería Julio Garavito, permitiu à Arquiled validar a boa execução do projeto, instalando um dos protótipos no Campus da universidade e monitorizar o comportamento da luminária.

[1] Batería de hidróxido de Ni-Co hidratado.


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: Arquiled

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more