Municípios

BIP/ZIP Lisboa 2020 – Prazo de candidaturas abre amanhã

10.ª edição em ano de mudança

Num ano de mudança, o programa municipal BIP ZIP adaptou-se nos últimos meses para responder a desafios muito concretos provocados pela pandemia – na proteção das populações, no apoio aos mais velhos e crianças. E na mesma linha, vai abrir amanhã a sua 10 edição a pensar nos esforços que é preciso fazer agora, em diferentes pontos da cidade. O desafio é global mas a resposta tem de ser local, para chegar mais diretamente às pessoas e às realidades específicas de cada território. 

Porque as crises são especialmente sentidas pelas comunidades mais vulneráveis, é aqui que a rede BIP ZIP – que já é a maior da cidade – continuará o trabalho que começou para apoiar diretamente as populações, numa relação de proximidade que a caracteriza. Ao completar a sua primeira década, o Programa BIP / ZIP Lisboa 2020 – Parcerias Locais decidiu assim focar-se na resposta às necessidades imediatas que se agravaram ou surgiram de novo com o COVID-19. 

Os projetos de parcerias locais que se candidatem a esta 10ª edição incidirão assim em três grandes áreas já definidas como prioritárias nas regras do concurso: o reforço da empregabilidade e do tecido económico local, as questões educativas que se colocam às famílias nestes territórios de intervenção prioritária e a intensificação de dinâmicas de apoio direto às comunidades e grupos vulneráveis BIP/ZIP. 

O programa pretende também continuar o esforço fundamental de sensibilizar as populações para a correta utilização do espaço público, e dar em cada fase de contingência informação das boas práticas para ajudar a controlar o COVID-19. Promovido pelo Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, o BIP ZIP 2020 tem um orçamento de 1,6M€ para distribuir pelos projetos escolhidos pelo júri constituído para o efeito. 

Ao longo das suas edições anterior, o BIP ZIP juntou 625 entidades promotoras e parceiras em 354 projetos de desenvolvimento local em 67 territórios BIP ZIP – bairros e zonas de intervenção prioritária, realizando mais de 2213 atividades, que tanto podem passar por pequenas intervenções no espaço público, como por iniciativas de caracter social ou cultural, passando pela formação e empregabilidade. 

A já conhecida Energia BIP ZIP pretende ajudar o lançamento de projetos de intervenção local e de apoio ao desenvolvimento das populações, numa acção directa nos locais. É, neste dez anos, já uma referência internacional em termos de desenvolvimento local, tendo sido escolhido como boa prática europeia que está a ser apresentada e difundida em diferentes pontos comunitários.  

As regras de funcionamento e objetivos desta 10º edição vão ser amanhã, das 9h00 às 12h00, objeto de um workshop público (programa anexo). A sessão pode ser seguida através  

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZDgyMjU1NmYtZTk0Yy00NTIwLTgxNzEtY2ZjYzk5MDM0MzRh%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22a26deebc-837d-4e99-87a2-8fd002467172%22%2c%22Oid%22%3a%22cfbc9be3-ade3-4906-b86f-963a24b671e0%22%2c%22IsBroadcastMeeting%22%3atrue%7d


Texto da responsabilidade da entidade.

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Aceitar Ler mais

X