- I-Experience Center 4.0 e Solutions and Service Center são inaugurados hoje nas instalações da Siemens do Freixieiro
- Os dois centros tecnológicos vão apoiar e desenvolver projetos destinados à Indústria 4.0 e aos edifícios inteligentes
- Empresa reforça assim o apoio ao tecido empresarial e à academia do norte do país
A Siemens Portugal inaugura hoje dois novos centros de apoio ao desenvolvimento de projetos nas áreas da digitalização e dos edifícios inteligentes, localizados nas suas instalações no Freixieiro, no distrito do Porto, que completam hoje 25 anos.
A aposta da Siemens na criação de centros de experimentação e de laboratórios aplicacionais, através destes novos i-Experience Center 4.0 e Solutions & Service Center, tem como objetivo fomentar a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias nas áreas da indústria e tecnologias para edifícios.
Estas duas estruturas tecnológicas fazem parte do plano de investimento que a Siemens anunciou no ano passado: 25 milhões de euros dedicados à digitalização do país até 2020. Para além disso, a concretização deste i-Experience Center 4.0 é mais uma medida entregue pela empresa no âmbito do programa do governo Indústria 4.0.
O núcleo tecnológico ambiciona ser um espaço de co-criação e ideação que vai impulsionar as parcerias com empresas, academia e startups locais e disponibilizar tecnologia de simulação para que possam ser desenvolvidos projetos de valor acrescentado para o país.
A aposta no Freixieiro deve-se à importância que a região norte de Portugal tem para a Siemens, visto que quase 44% dos clientes da empresa provêm desta zona do país. Além disso, no ano fiscal passado, quase 35% da facturação e cerca de 40% do volume de negócio da empresa provieram de empresas do norte, de onde se destacam projetos na área da produção de energia[1].
Para Pedro Pires de Miranda, Presidente Executivo da Siemens Portugal, “a cocriação é essencial para, na era digital, gerarmos valor no ecossistema industrial, criarmos novos modelos de negócio e darmos respostas aos maiores desafios da Indústria. É nossa estratégia criar estruturas deste género em várias regiões do país, agora também na Região do Porto. Esta descentralização permite uma maior proximidade aos principais núcleos industriais e empresariais portugueses, acelerando o processo de transformação digital e apoiando o desenvolvimento de projetos tecnológicos”.
Portas abertas para um futuro digital
Depois de abrir estruturas deste género na sua sede em Alfragide, por onde já passaram dezenas de empresas e universidades, a Siemens aposta agora na criação de dois novos espaços nas suas instalações do Freixieiro.
O i-Experience Center 4.0 é uma incubadora de soluções digitais, que promove diversas iniciativas destinadas à modernização da indústria. Todo o processo de criação está assente em MindSphere, o sistema operativo aberto da Siemens para a Internet das Coisas, baseado na nuvem. Através desta solução, todos os produtos, instalações, processos e equipamentos que compõem o processo produtivo ficam conectados entre si, permitindo uma análise rápida e eficaz de grandes quantidades de dados e uma tomada de decisão melhor fundamentada.
Já o Solutions & Service Center é um laboratório aplicacional para o desenvolvimento e implementação de soluções inteligentes para edifícios, nomeadamente proteção contra incêndios, segurança, automação, eficiência energética, segurança da informação e monitorização dos mesmos.
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: M Public Relations