Educação Inovação Social

Tecnologia: E-Tech Portugal 2019 – programa

Setúbal, 30 de abril (DICI) – A E-Tech Portugal, certame tecnológico que inclui mostra de produtos e projetos, workshops e uma conferência, realiza-se nos dias 10 e 11, no cais 3 do porto de Setúbal, com o tema “Transformação Digital”.

A E-Tech Portugal tem vindo a afirmar-se como um evento de referência na área tecnológica, analisando as perspetivas para o futuro e com enfoque em dimensões emergentes como a empregabilidade na área do digital e as TICE como motor de desenvolvimento da economia e do setor empresarial, da educação, da formação e também do lazer.

Por isso, pelo quarto ano consecutivo, a E-Tech, organizada numa parceria Câmara Municipal de Setúbal, EDUGEP – Escola de Programação, Associação Nacional de Professores de Informática, Associação da Indústria da Península de Setúbal e Instituto Politécnico de Setúbal, junta, no mesmo espaço, uma feira tecnológica, uma conferência com especialistas na área das tecnologias, workshops gratuitos, concursos de drones e torneios de jogos de computador e de Playstation 4.

A E-Tech Portugal 2019, com entrada gratuita, apresenta-se com uma área de exposição de 2700 metros quadrados, na qual estão disponíveis as mais recentes novidades na área das TICE, com mais de 60 expositores, incluindo empresas, startups, instituições públicas, associações empresariais, escolas, universidades e politécnicos.

A quarta edição, que aguarda a visita de cerca de 10 mil pessoas, contempla uma maior diversidade de iniciativas a decorrer em simultâneo, divididas por zonas temáticas, bem como um espaço dedicado ao networking empresarial e profissional, num ambiente dinâmico, propício à criação de relações comerciais duradouras.

A feira tecnológica inclui o Edutech 2019, mostra de projetos educativos de robótica e programação apresentados por escolas que disputam prémios a atribuir às melhores dinâmicas.

De salientar, igualmente, o já tradicional concurso Parrot Drone-Tech Challenge, cuja inscrição, a decorrer online em e-tech.pt, tem o custo de 50 euros, valor que inclui a oferta de um minidrone aos participantes.

Já os entusiastas dos videojogos encontram no Espaço Gaming a oportunidade para experimentar, gratuitamente, vários jogos e participar em torneios de FIFA 19 e CS:GO (5v5).

Os visitantes podem também participar em workshops gratuitos, no programa E-Tech Talks by Volkswagen Autoeuropa, uns direcionados ao público em geral e outros para públicos específicos, como alunos, professores, diretores de escolas, profissionais da área das tecnologias, empresários e jovens empreendedores.

Durante os dois dias, o evento promove, igualmente, uma conferência de partilha de conhecimentos sobre o que de bom se faz nestas áreas atualmente e de reflexão sobre o futuro e o caminho para as novas gerações.

No encontro, duplamente creditado para o Plano de Formação de Professores nas componentes geral e específica de informática e com certificação no âmbito da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho para o público em geral, marcam presença alguns dos maiores nomes da elite tecnológica em Portugal para refletir sobre “Transformação Digital”.

A sessão de abertura, no dia 10, às 09h30, conta com intervenções da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do diretor da EDUGEP – Escola de Programação, António Gonçalves, da presidente da Associação Nacional de Professores de Informática, Fernanda Ledesma, do presidente da Associação Industrial da Península de Setúbal, Antoine Velge, e do presidente do IPS – Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos.

A conferência prossegue às 11h00 com um painel sobre o tema “Transformação Digital em 15 minutos”, em que participam como oradores Carlos Sousa, da Introsys, o tenente-coronel Nuno Carocha Gonçalves, da GNR de Setúbal, Paulo Infante, professor e investigador da Universidade de Évora, Andreia Morgado, do Instituto de Soldadura e Qualidade, e o diretor-geral da Direção-Geral da Educação, Vítor Pedroso.

Às 12h45, o administrador da Altice Portugal, Alexandre Teixeira da Fonseca, fala sobre “Novos Modelos de gestão e a importância das Telco na Transformação Digital das organizações”. 

Da parte da tarde, entre as 14h30 e as 16h00, o painel “Transformação Digital na informação/Comunicação”, moderado pela jornalista Ana Martins, conta com o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, o cofundador e diretor da Shifter, João Ribeiro, e o diretor-adjunto da RTP – Antena 1, Paulo Sérgio.

Segue-se, às 16h00, o painel “Transformação Digital na Indústria/Agricultura/Mar”, moderado pelo diretor do Sem Mais Jornal, Raul Tavares, com intervenções de Gisela Garcia, da Volkswagen Autoeuropa, Teresa Almeida, coordenadora do Programa Operacional Mar2020, Helena Gouveia, do Instituto de Soldadura e Qualidade, Carlos Damásio, investigador da Universidade Nova, Rui Flores, gestor agrícola, e Henrique Soares, diretor executivo da Hexastep. 

No dia seguinte, a 11, a partir das 09h30, está em discussão o tema “Transformação Digital na Saúde”, moderado por Rui Neves Madeira, do IPS, com intervenções de Paulo Veiga, administrador da Empresa de Arquivo de Documentação, Patrícia Macedo, investigadora de projetos de inovação do IPS, Ana Londral, diretora da Value4Health, Pedro Viana, da Agência para a Modernização Administrativa, e Isabel Vaz, administradora da Luz Saúde.  

Entre as 11h00 e as 13h00, o painel “Transformação Digital na Cidade”, moderado pelo adjunto da vereação da Câmara Municipal de Setúbal Nuno Marques, conta com intervenções de Ricardo Salgado, da Tekever Digital, do vereador com os pelouros da Educação e da Saúde da autarquia, Ricardo Oliveira, e do administrador da empresa KSTK, José Simões Veiga.

No período da tarde, entre as 14h30 e as 16h00, está em discussão a “Transformação Digital na Educação”, moderada pela presidente da Associação Nacional de Professores de Informática, Fernanda Ledesma. O painel tem como oradores os professores Paulo de Almeida, da Escola Secundária Fernando Casimiro Ferreira, Rui Lima, do Colégio Monte Flor, Maria do Rosário Rodrigues, do IPS, Teresa Cardoso, da Universidade Aberta, e Marco Neves, do Agrupamento de Escolas da Batalha.

A entrega de prémios dos concursos e torneios realizados ao longo dos dois dias da E-Tech decorre às 16h15, a que se segue a sessão de encerramento da conferência, às 17h00, com intervenções do vereador Ricardo Oliveira, do diretor da EDUGEP, António Gonçalves, da presidente da Associação Nacional de Professores de Informática, Fernanda Ledesma, do diretor-geral da Associação Industrial da Península de Setúbal, Nuno Maia, e da vice-presidente do IPS, Ângela Lemos.

As inscrições para participação na conferência, gratuitas, encontram-se a decorrer na página e-tech.pt.

Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones 931 656 780 e 912 496 336 e nos endereços info@e-tech.pt e e-tech@anpri.pt.

A E-Tech Portugal contou, nas três edições anteriores, com mais de 16 mil visitantes, entre os quais cerca de 2650 alunos acompanhados de professores, mais de 600 participantes nos workshops, 150 nos concursos de drones e torneios de jogos, 90 oradores conferencistas e perto de cinco centenas de pessoas nas conferências.

Um dos grandes objetivos da organização é a internacionalização do evento, de modo a captar cada vez mais expositores, apoios e oradores.


Texto da responsabilidade da entidade.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Aceitar Ler mais

X