Um vídeo sobre a ação desenvolvida pelo projeto Ocean Alive no estuário do Sado, em Setúbal, está entre os finalistas de um concurso mundial, promovido no âmbito de uma cimeira sobre alterações climáticas, a decorrer em setembro, em Nova Iorque.
O “The Global Youth Video Competition” (Concurso Global de Vídeos da Juventude), organizado no âmbito da Cimeira do Clima da ONU – Organização das Nações Unidas, a realizar nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Nova Iorque, tem como objetivo partilhar histórias inspiradoras de projetos locais de combate às alterações climáticas, de preservação da biodiversidade e de reequilíbrio dos ecossistemas.
Um vídeo produzido pela jovem bióloga portuguesa Raquel Gaião Silva, 24 anos, sobre o trabalho desenvolvido pela associação setubalense Ocean Alive na preservação das pradarias marinhas do estuário do Sado, está entre os vinte finalistas do concurso mundial, na categoria “Cidades e ação local no combate às Alterações Climáticas”.
Raquel Gaião Silva, natural de Viana do Castelo, é voluntária na Ocean Alive há cerca de três anos e quando tomou conhecimento da abertura do Concurso Global de Vídeos da Juventude não hesitou em contactar a associação.
“O trabalho deles enquadra-se perfeitamente nos objetivos do concurso. Apresentei a proposta e eles aceitaram de imediato.”
As filmagens decorreram no início de julho, durante o Ocean Alive Camp Summer School, iniciativa na qual um grupo de estudantes com mais de 18 anos, provenientes de vários países, foram incentivados a tornarem-se embaixadores na proteção do oceano.
Raquel Gaião Siva produziu depois um pequeno vídeo, com a duração de três minutos, que enviou para o concurso e ficou muito satisfeita quando soube que estava entre os finalistas.
“Chegar até esta fase, entre mais de quatro centenas de concorrentes de todo o mundo, é muito bom e ajuda a dar ainda mais visibilidade ao projeto da Ocean Alive.”Os vídeos finalistas são exibidos na Cimeira do Clima da ONU, no dia 23 de setembro, e os jovens realizadores que conquistem o primeiro prémio em cada uma das três categorias participam, em dezembro, na Conferência do Clima, a decorrer no Chile.
Além de apresentar o projeto que inspirou o vídeo, o vencedor conquista o estatuto de Embaixador da Juventude para as Alterações Climáticas e apoia a ONU na cobertura jornalística da conferência, através da produção de artigos e vídeos.
A seleção dos vencedores entre os vinte finalistas de cada uma das três categorias depende do voto do público, através da visualização dos vídeos na plataforma youtube, sendo que cada visualização corresponde a um voto.
O vídeo que apresenta o projeto da Ocean Alive pode ser acedido através do link https://youtu.be/zZ-0SHxMIt8.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: Câmara Municipal de Setúbal