A Fundação AIP, organiza anualmente o Portugal Smart Cities Summit e a próxima edição terá lugar de 11 a 13 de Outubro na FIL, registando-se uma adesão muito representativa do mercado. De referir ainda, a parceria estratégica com a NOS, que apresentará durante o evento as últimas novidades tecnológicas para as cidades inteligentes.
O Portugal Smart Cities Summit é um Evento de referência, com uma alargada representação empresarial proveniente de diversas geografias, que promove sinergias entre o território, a indústria e o meio académico-científico, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
No Portugal Smart Cities participam cidades inclusivas, que tem como objectivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, dar a conhecer as suas valências e as suas boas práticas, numa perspectiva de atracção de investimento. Os Municípios encontram também na iniciativa as soluções tecnológicas mais avançadas para um desenvolvimento sustentável das suas cidades.
De salientar a “Cimeira dos Autarcas”, no dia 11, com vários painéis que abordarão diferentes soluções e inovações no domínio das Smart Cities que serão implementadas nos territórios.
São três dias de debate sobre temas de grande relevância para o desenvolvimento das cidades:
11 de Outubro – “Autarquias, Empresas e Cidadãos”; “Financiamento: Público e privado”; “Transformação Digital e as Organizações: Estratégias, processos e boas práticas”.
12 de Outubro – EnergyLive: Transição energética e Sustentabilidade: Prioridades, Desafios e Oportunidades; Cibersecurity; Saúde e Bem-Estar nas Smart Cities; Smart Mobility.
13 de Outubro – Acqualive; Resíduos, Ambiente e Sustentabilidade; Smart Cities Sharing & Inclusive Cities.
O Evento conta igualmente, na presente edição, com uma parceria estabelecida como a BaN Business as Nature e Casa Comum da Humanidade, que irão apresentar, nos dias 11 e 12, sessões sob os temas “As Cidades pelo Património Comum e a Sociedade Civil pelo Património Comum “.
Será possível encontrar no Evento autarquias, entidades públicas e privadas, empresas e startups dos clusters da mobilidade, energias, IOT, ambiente e sustentabilidade, água, resíduos, inteligência artificial, cibersegurança, Big Data, ensino superior, secundário, bem como representantes da comunidade académica e científica. De destacar que, entre os Expositores participantes na última edição que responderam a um questionário de satisfação, 80% afirmam ter concretizado negócios ou identificado perspectivas de negócios nos 6 meses seguintes ao Evento, o que confere ao Portugal Smart Cities o estatuto do Grande Marketplace das Cidades Inteligentes.
A exposição e as conferências destinam-se a autarcas, técnicos municipais, administradores, engenheiros, arquitectos, investidores, empreendedores, professores, investigadores, estudantes e público em geral. De referir que 93% dos visitantes inquiridos na última edição afirmaram que recomendariam a visita ao Evento.
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: CCL | FIL