Uma solução de emergência proposta por Manni Green Tech, a empresa especializada em construção industrializada da holding MANNI GROUP, que permitirá construir em 69 dias uma unidade modular de cuidados intensivos. Trata-se de uma aposta no processo de pré-fabricado industrializado para estruturas hospitalares, em que a fachada e o telhado são feitos com painéis sandwich da ISOPAN.
O projeto de unidades hospitalares multifuncionais resulta da sinergia entre profissionais e empresas do setor da saúde, que disponibilizaram a sua própria experiência em prol de uma solução capaz de combinar ergonomia, segurança e funcionalidade dos espaços, com a exigência adicional de prazos de projeto e construção muito rígidos. A unidade modular centra-se nos cuidados intensivos e responde às necessidades da emergência da COVID-19. No entanto, as suas características fazem com que seja adequada para várias aplicações no setor de saúde, expandindo o seu potencial a longo prazo.
A unidade modular é o resultado de um processo de projeto e pré-fabricado industrializado de estruturas hospitalares, que supera o desempenho de hospitais de campanha ou contentores de construção que se transformam em instalações sanitárias temporárias. Criada desde a fase de planeamento para incorporar todas as melhores práticas e normas específicas para o setor de saúde, a solução modular apresenta um design que otimiza o espaço, ao mesmo tempo que preserva a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde.
O módulo para 18 camas inclui 2 camas isoladas, 125 m2 de salas técnicas e 770 m2 de área operacional. A estrutura é entregue 90 % já pré-montada e não necessita de fundações, garantindo assim tempos de montagem bastante rápidos. O processo completo, desde o fabrico até ao funcionamento total, demora apenas 69 dias.
Características do sistema industrializado
- Modular e em série. É criado com base num único módulo estrutural fácil de transportar. O número de camas por unidade funcional pode variar entre 8 e 20.
- Flexibilidade e rapidez. O módulo base e o que lhe é anexado podem ser adaptados a diversas necessidades funcionais e sanitárias. Os módulos são 90% pré-montados e complementados com distribuições de instalação primárias e secundárias.
- Fiabilidade e durabilidade. Os materiais utilizados garantem a durabilidade e eficácia a longo prazo, superando os tempos de resposta referentes à emergência atual.
- Instalações e equipamentos. Em cada um dos seus componentes, a unidade funcional é complementada com um abastecimento padrão para cada unidade de cama, que pode ser implementado com equipamentos como cabeceiras hospitalares e módulos de parede com dispositivos de reanimação.
- Conformidade. A unidade funcional foi criada com o objetivo de cumprir a norma e diretrizes nacionais, bem como os requisitos específicos de certificado sanitário, segurança contra incêndios e normas higieno-sanitárias.
Tecnologia construtiva com painéis sándwich
O sistema foi criado com uma estrutura de suporte em aço que não precisa de fundações. Esta estrutura adapta-se perfeitamente aos sistemas de revestimento a seco: painéis sandwich isolantes por fora e paredes com acabamento em placas por dentro. Tudo isso para garantir a qualidade, durabilidade e rapidez de instalação.
Os painéis metálicos isolantes são uma solução que permite obter resultados personalizados e garantir um elevado desempenho de isolamento térmico, insonorização, estanqueidade e reação ao fogo, de acordo com as mais diversas necessidades. São leves, versáteis e fáceis de montar. De facto, é sabido que os materiais que compõem os sistemas a seco são leves para transportar, reduzem o desperdício de construção e podem ser reutilizados e reciclados.
Os painéis são acoplados a uma estrutura de aço, um material reciclável e antissísmico, fabricada pela empresa Manni Sipre.
O design das instalações
As instalações foram projetadas para serem conectadas, única e exclusivamente, às redes elétrica, esgoto e água. Para cada módulo, existem duas unidades de controlo localizadas nas duas extremidades, que garantem a melhor distribuição, contendo as dimensões gerais das instalações nos módulos funcionais.
- As unidades de controlo garantem a gestão do aquecimento e arrefecimento, a produção de água quente sanitária e os sistemas de tratamento do ar.
- Cada módulo estrutural é projetado para ser independente do ponto de vista da instalação e é aplicado por um sistema de ar condicionado controlado por computador, capaz de gerir também a pressurização e despressurização de cada box e que ajuda a conter a propagação infeciosa.
- Cada módulo estrutural dispõe de um sistema de OXIGÉNIO MEDICINAL de três gases (oxigénio, ar comprimido e vácuo), um equipamento de tomadas e possível suporte para cada cama.
- Todos os sistemas foram criados de acordo com as normas hospitalares atuais, desde os sistemas elétricos até aos de prevenção de incêndios e hidro-sanitários.
Uma equipa de trabalho profissional
O projeto de unidades hospitalares multifuncionais é composto por empresas e profissionais especializados. Entre essas empresas estão:
- Manni Group e filiais Manni Green Tech, Isopan e Manni Sipre. Uma holding industrial italiana com mais de 75 anos de história que promove a inovação no processamento e uso do aço nas suas mais vastas aplicações: desde sistemas de aço pré-fabricado até painéis metálicos isolantes.
- Stylcasa Architetttura d’interni – Forli. Empresa italiana que trabalha há 38 anos no setor da saúde na execução de obras e conta com uma experiência consolidada no uso de sistemas de construção a seco.
- Idrotermica Coop – Forli. Empresa especializada em instalações com mais de 40 anos de experiência no setor hospitalar.
A equipa de profissionais é composta pelo arquiteto Andrea Ragazzini, e os engenheiros Massimiliano Finotti, especializado em instalações mecânicas, e Cenni P.I: Berardi, especializado em instalações elétricas e especiais.
Descubra o Módulo Hospitalar Multifuncional:
https://info.isopan.it/es/modulo-hospitalario-multifuncional
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: Bosch & Serret