Ambiente

Regresso às aulas em 2ª mão permitiu redução de mais de 530 toneladas de emissões de dióxido carbono

A Cash Converters, líder em compra e venda de produtos em segunda mão, desafiou portugueses e espanhóis a poupar a carteira e o ambiente neste regresso às aulas.  Através da venda de mais de 6 mil produtos, a iniciativa “(Re)volta à Escola”, lançada no final de agosto, permitiu uma poupança monetária acima de 278 mil euros para as famílias dos dois países e uma poupança ambiental de cerca de 530 toneladas de emissões de CO2. 

A campanha que teve como objetivo promover um regresso às aulas mais sustentável impactou tanto as finanças de portugueses e espanhóis, como o ambiente. Os dados revelados pela Cash Converters dizem respeito à venda de produtos tecnológicos na loja online e nas lojas físicas, tais como portáteis, computadores fixos, tablets e iPads. Nesta categoria de produtos verificou-se inclusive um crescimento de cerca de 40% face aos dados da mesma campanha em 2021.

Em termos práticos, a quantidade de dióxido de carbono poupada com a compra de produtos tecnológicos em segunda mão durante este período equivaleu a parar um carro com duas pessoas numa viagem de Faro a Aveiro, por exemplo (5.100km), um comboio com 156 pessoas numa viagem de 36.890km ou um avião com 88 pessoas numa viagem de 1.861km. Além disso, com a campanha de regresso às aulas, a Cash Converters poupou em CO2 o equivalente ao que absorveriam 27.919.368 árvores por dia – quantidade de árvores que caberia em 15.641 campos de futebol (medidas oficiais da FIFA). Esta poupança de dióxido de carbono significaria deixar a cidade de Madrid sem trânsito quase dois dias.

Por sua vez, no que diz respeito à poupança de água, ao evitar o fabrico dos quatro produtos considerados, foram poupados mais de 16 milhões de litros de água, proporcional a poupar 82.207 banhos de 10 minutos. Finalmente, tendo apenas em conta a compra de portáteis em segunda mão, foi possível evitar a extração de cerca de 1.072kg de plástico, 2.324kg de alumínio e ainda 44.7kg de aço.

“É importante agradecer a todas as famílias que pensaram no ambiente e optaram pela segunda mão neste regresso às aulas. Aproximar os mais novos da economia circular para que no futuro nos possamos afastar do modelo linear ao qual nos habituaram é fundamental e ações tão simples quanto comprar o material escolar numa loja de segunda mão são essenciais para este efeito. Neste regresso às aulas, juntos, alcançámos valores bastante positivos e que impactaram incrivelmente o ambiente. Esperamos continuar a fazer parte deste movimento que faz a diferença e que integra cada vez mais a segunda mão na vida de portugueses e espanhóis”, afirma Paulo Freitas, representante da Cash Converters em Portugal.

A Cash Converters dinamiza ao longo do ano várias ações que promovem hábitos de consumo mais conscientes e inteligentes e conta já com cinco lojas físicas em Lisboa (Rua Alexandre Herculano, 82-84; Rua Antoni Pereira Carrilho, 5; Rua José Rodrigues Migueis, 1; Rua Pinheiro Chagas, 101B; Edf.Trevo – Rua Quinta Do Paizinho, 2 R/C B) e uma no Porto (Rua Fernandes Tomas, 432). 


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: TheSquare

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more