Ambiente

EDP confia à Siemens a modernização das barragens de Belver e da Raiva

  • Projetos serão implementados até 2020
  • Intervenções permitirão aumentar a eficiência, fiabilidade e produtividade destas infra-estruturas
  • Centro de Competências de Energias Renováveis, sedeado no Porto, tem apoiado a EDP na modernização de várias hidroelétricas

O Centro de Competências de Energias Renováveis da Siemens Portugal foi o parceiro escolhido pela EDP para modernizar os aproveitamentos hidroelétricos de Belver, no rio Tejo, e da Raiva, no rio Mondego.

O foco destes projetos está na modernização das infra-estruturas existentes[1] para se atingir maior eficiência e uma melhor performance. Com as novas soluções e equipamentos que vão ser fornecidos e instalados pela Siemens, estas instalações hidroelétricas de média dimensão serão mais eficientes e terão maior fiabilidade, o que se traduz em menores tempos de paragem, maior produtividade e reduções significativas nos custos de operação e manutenção.

João Silva Marques, responsável pela Gas and Power da Siemens Portugal, afirmou: “este tipo de infra-estruturas, apesar de estarem em funcionamento há largas décadas, têm um enorme potencial de modernização, com ganhos mensuráveis ao nível do desempenho, da eficiência e da economia de recursos. É nossa ambição continuar a desenvolver projetos do género, em conjunto com os nossos parceiros, em prol de um sistema energético mais sustentável e rumo à tão ambicionada neutralidade carbónica.”

Manuel Alberto Oliveira, Diretor de Otimização e Gestão de Ativos Hídricos da EDP Produção, disse: “no âmbito da estratégia de gestão e otimização dos seus ativos, a EDP Produção continua a manter o foco no investimento na manutenção e modernização dos equipamentos das suas centrais hídricas. O contrato que agora celebrámos com a Siemens, para as centrais de Belver e da Raiva, tem como objetivo elevar os níveis de eficiência, fiabilidade e rentabilidade dos equipamentos. Por outro lado, é mais um passo no caminho da transformação digital.”

O projeto de modernização do aproveitamento hidroelétrico de Belver, com uma potência instalada de 80,7 MW, inclui a remodelação dos quadros elétricos de média tensão e dos sistemas de proteções. No aproveitamento hidroelétrico da Raiva, com uma potência instalada de 24 MW, a remodelação será integral, ficando a Siemens responsável pela renovação  de todos os equipamentos elétricos, sistemas de comando e controlo e proteções. A solução a fornecer pela empresa inclui a engenharia, fabrico, transporte, montagem, comissionamento e colocação em serviço de todos os sistemas.

Ambos os projetos, que vão conferir níveis superiores de digitalização às instalações nas vertentes de monitorização, processamento de dados, comando  local e remoto, arrancam ainda em 2019 e deverão estar concluídos em 2020.

A Siemens já realizou vários projetos deste género, com integração de soluções elétricas e de comando e controlo, por exemplo, nas centrais de Valeira, Tabuaço, Carrapatelo, Caniçada, Frades I, Castelo do Bode, Crestuma, Aguieira, Alqueva, entre muitas outras.

Centro de Competências de Energias Renováveis

Este Centro de Competências da Siemens Portugal, constituído em 2015 e sedeado no Porto, é especializado em energias renováveis e dedica-se ao estudo, desenvolvimento e implementação de projetos hídricos, eólicos, de biomassa e solares. Conta com uma equipa de 10 pessoas, com formação geral em engenharia eletrotécnica, sistemas de potência e computadores.

Este hub desenvolve e implementa soluções de engenharia na área dos sistemas elétricos e de comando e controlo para centrais de geração de energia, integrando equipamentos e soluções Siemens de última geração. A personalização, complexidade e inovação são os eixos basilares dos projetos que tem vindo a desenvolver em Portugal, mas também em países africanos e da América Latina.


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: M Public Relations

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more