Ambiente

A Europa está em risco – Adaptação aos extremos

Juntos para soluções para os impactos das alterações climáticas

De acordo com o último Relatório Especial do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC SR1.5, 2018) da ONU, o aquecimento global deverá atingir 1,5 °C entre 2030 e 2052 se continuar a aumentar à taxa atual. Os riscos para os sistemas naturais e humanos terão maior impacto para o aquecimento global de 1,5 °C do que no presente. Especialistas internacionais, investigadores, legisladores e profissionais da área focados nas diferentes dimensões das alterações climáticas irão reunir-se na European Climate Change Adaptation conference (ECCA), de 28 a 31 de maio de 2019, em Lisboa, para discutir os recentes avanços na investigação e na aplicação de ações de  adaptação às alterações climáticas.

Uma abordagem cooperativa permite melhorar a aprendizagem e a troca de conhecimento para oferecer melhores soluções. A conferência bienal da ECCA é organizada por três projetos do Horizonte 2020, em nome da Comissão Europeia, e é a maior conferência sobre adaptação às alterações climáticas na Europa. Será realizada pela primeira vez no Sul da Europa e enfatizará a colaboração entre as comunidades de adaptação às alterações climáticas (climate change adaptation – CCA) e de redução do risco de desastres (disaster risk reduction – DRR), reunindo assim os dois grupos.

A conferência centra-se nas metas dos três principais acordos internacionais: Acordo de Paris, Declaração de Sendai para Redução do Risco de Desastres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os temas discutidos e apresentados vão desde os incêndios florestais extremos, passando pela adaptação de negócios, infraestruturas urbanas de espaços verdes, inovação e resiliência urbana, serviços climáticos para sistemas de tomada de decisão, cidadãos e vida sustentável, até iniciativas de jovens.”

À medida que o conhecimento científico relacionado com as alterações climáticas avança, quem se encontra nos centros de decisão nos setores público e privado tem uma necessidade crescente de informações em relação aos impactos das alterações climáticas nas suas áreas de atuação. É aqui que os serviços climáticos são relevantes, um campo que evoluiu consideravelmente nos últimos anos em todo o mundo” de acordo com Prof. Dra. Daniela Jacob, Chefe do Centro de Serviços Climáticos da Alemanha (Climate Service Center Germany – GERICS) , palestrante da conferência ECCA 2019. “Os serviços climáticos podem ser definidos como a transferência de conhecimento climático relevante para tomadas de decisão de uma série de utilizadores na forma de produtos e serviços feitos por medida”.

Com o objetivo de encontrar soluções integradas e inspirar ações que não deixem ninguém para trás na agenda de desafios da mudança climática, a conferência será uma etapa para apresentar a excelência europeia em Investigação e Inovação (R&D) para adaptação às alterações climáticas; e informará a Horizon Europe, o próximo quadro europeu de financiamento para Investigação e Inovação.

#ECCA2019 em resumo·  A maior conferência Europeia sobre Adaptação às Alterações Climáticas·  1200 Participantes·  3 Sessões Plenárias (auditório para 1500 pessoas)·  16 Palestrantes Principais·  8 Sessões Paralelas·  580 Artigos e 192 e-Posters orais·  2 Simpósios (Eventos paralelos)·  Alcance Global (IWA parceria de media)

Temas da Conferência:

  1. Dados, métodos e abordagens em Adaptação às Alterações Climáticas e  Redução do Risco de Desastres
  2.  Coprodução de conhecimento, soluções e serviços
  3. Comunicação, partilha de informação e apoio às decisões
  4. Instituições, governança, cidadãos e justiça social
  5. Desafios climáticos globais
  6. Gestão de risco climático e resiliência

Acerca da ECCA

A 4ª conferência European Climate Change Adaptation (ECCA) terá lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Portugal, de 28 a 31 de maio de 2019, depois de Hamburgo (2013), Copenhaga (2015) e Glasgow (2017). Em 2010, a primeira conferência global sobre adaptação foi realizada em Gold Coast, na Austrália, sob a alçada do Programa Ambiental da ONU para Pesquisa sobre Vulnerabilidade, Impactos e Adaptação às Alterações Climáticas (Environment Programme of Research on Climate Change Vulnerability, Impacts and Adaptation – PROVIA). Isso marcou o início das conferências bienais de Adaptation Futures e inspirou um grupo de participantes europeus a organizar eventos com foco na Europa nos anos alternados. A Comissão Europeia concordou em apoiar a série de conferências com financiamento do Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação Horizonte 2020, da União Europeia. A gestão dos eventos é da responsabilidade dos coordenadores de três projetos de investigação de adaptação financiados pela UE: BINGOPLACARD e RESCCUE. Para mais informações, visite: www.ecca2019.eu


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: Fresco Produções

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more