Perto de cinco dezenas de caixas-ninho foram instaladas hoje em vários pontos da Herdade da Mourisca e da Península da Mitrena, em Setúbal, com o objetivo de monitorizar as aves e proporcionar locais de nidificação no Estuário do Sado.
O projeto, desenvolvido numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, consistiu na colocação de quarenta ninhos para espécies de pequena dimensão e oito para receber aves de rapina.
O objetivo é proporcionar locais nos quais as aves possam nidificar, bem como monitorizar as populações que visitam o Estuário do Sado, perceber quais as espécies que nidificam na zona e estudar as respetivas rotas migratórias.
As caixas-ninho, construídas em madeira, foram instaladas em árvores, para receber as aves mais pequenas, e no solo, para as espécies de maior dimensão, por uma equipa de especialistas da SPEA, acompanhada de técnicos municipais.
Este projeto decorre no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves que visa dinamizar as atividades de observação de aves no Estuário do Sado, em geral, e na Herdade da Mourisca, em particular.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: Instituto Politécnico de Setúbal