A Câmara Municipal de Setúbal apresentou no 3.º Encontro Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, esta segunda-feira, em Cascais, exemplos de projetos desenvolvidos no âmbito da educação e sustentabilidade ambientais.
A chefe da Divisão de Cultura, Mónica Duarte, e a presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, deram a conhecer o projeto Salicórnia, organizado em parceria pelas duas autarquias, de sensibilização para a importância da preservação dos costumes e tradições culturais e da salvaguarda do património e sustentabilidade ambiental.
O evento proporciona um conjunto de atividades de participação gratuita, que promovem o envolvimento da comunidade e o encontro intergeracional, além de contribuírem para a promoção dos produtos locais e do turismo sustentável.
De acordo com a apresentação, a segunda edição da Salicórnia, realizada na Herdade da Mourisca, a 5 e 6 de outubro, “duplicou o número de participantes e visitantes, provenientes de diferentes territórios” e “promoveu a socialização” em workshops, espetáculos de música e dança e atividades de gastronomia.
Já a técnica Joana Anjos, da Divisão de Gestão e Projetos Educativos, apresentou o Programa Municipal de Literacia Marinha, que educa e sensibiliza para a importância do oceano, com o desenvolvimento de ações que promovem a proteção e a sustentabilidade do ambiente marinho.
O Grupo de Trabalho Escola Azul, os projetos Kids Dive, Educar no Mar e Mar Adentro, o Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, a marca Setúbal, Terra de Peixe e o Centro de Interpretação do Roaz do Estuário do Sado foram exemplos apontados do trabalho desenvolvido pelo município nesta área.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: Câmara Municipal de Setúbal