Municípios

Moinhos portugueses atraem especialistas de todo o mundo!

“MOINHOS E SUSTENTABILIDADE NO SÉC. XXI” – novas formas de preservação do património molinológico

Realiza-se nos próximos dias 21 a 26 de setembro o 16º Simpósio Internacional da TIMS Sociedade Internacional de Molinologia.

16 Países – 86 Moinhos – 33 Municípios – 13 Distritos
20 anos depois, Sociedade Internacional de Molinologia regressa a Portugal.

O evento percorre todo o país através do Mill Tour “Portugal Premium Mills“ dando a conhecer um património molinológico vastíssimo, dos mais diversificados a nível mundial.

É objetivo do Simpósio em Portugal promover a preservação e valorização dos moinhos tradicionais, bem como dar reconhecimento internacional e expressão mediática às instituições e projetos de estudo, preservação, reconstrução e valorização dos moinhos nacionais com rigor etnotecnológico, escala e impacto socio económico e cultural inseridos em estratégias de desenvolvimento sustentável.

A organização está a cargo da Etnoideia em co-organização, a Sul com a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a Norte com a Câmara Municipal de Valongo.

DETALHES

Fundada em 1965 a partir de um simpósio organizado em Portugal por Santos Simões, a TIMS é hoje a única organização mundial do setor, trabalhando à escala planetária o estudo, salvaguarda e promoção dos moinhos tradicionais e contando com membros em 34 países.

Este Simpósio, que se realiza apenas de quatro em quatro anos, reúne em Portugal algumas das figuras que mais se destacam no estudo e defesa dos moinhos a nível mundial estando inscritos 63 especialistas inscrições de 16 países (Holanda, USA, Alemanha, Roménia, Bélgica, Grécia, Dinamarca, Reino Unido, França, Estónia, Hungria, Suíça, Portugal, Suécia, Polónia e Canadá).

A Etnoideia, representante da TIMS em Portugal, criou a Rede Portuguesa de Moinhos e promove regularmente a comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, a Iniciativa anual “Moinhos Abertos” e os Encontros Nacionais de Molinologia a cada dois anos.

Em 2004, coube-nos organizar o 11º Simpósio Internacional, Em 2024, a TIMS elegeu uma vez mais Portugal como o seu destino preferencial tendo em conta todo o trabalho de recuperação dos moinhos tradicionais que decorreu de norte a sul desde 2004, graças, sobretudo ao desempenho de inúmeras autarquias e cada vez mais empreendedores e agentes culturais e turísticos.

Assim, decorridos 20 anos esta Sociedade volta a realizar o seu Simpósio quadrienal no nosso País também por possuir um riquíssimo Património Molinológico que conta com uma das tipologias mais diversificadas que se conhece bem como com a sobrevivência de alguns exemplares de tipologia arcaica que aqui perduram, nalguns casos em risco de desaparecer. A organização estará a cargo da Etnoideia que é representante em Portugal da TIMS – Sociedade Internacional de Molinologia., mediante contrato de representação exclusivo, em reconhecimento da sua liderança e do seu papel único na preservação do património molinológico português.

A Rede Portuguesa de Moinhos é uma comunidade de gratuita e aberta a todos os amigos dos moinhos. Funciona em articulação permanente com a TIMS, e tem grande adesão por parte de câmaras municipais, entidades públicas, ONG’s, investigadores e estudiosos em diferentes domínios, empresários, empreendedores, ativistas e entusiastas, moleiros e proprietários de moinhos. Tem mais de 150 membros, de Norte a Sul do Continente e Ilhas e dá expressão coletiva a uma profunda preocupação coletiva da sociedade portuguesa em conhecer, preservar e aproveitar um património Molinológico que é, reconhecidamente, dos mais diversificados da Europa.

PROGRAMA

O Simpósio é composto por sessões de conferências (papers) em duas regiões distintas: Sul e Norte, intervaladas por um Tour pelos moinhos do Centro de Portugal, permitindo aos participantes uma perspetiva abrangente da diversidade dos moinhos portugueses.

As cidades de Ponte de Sor e Valongo acolhem respetivamente as sessões sul e norte do evento, tendo sido selecionadas pelo importante património molinológico local e estratégias de efetiva preservação dos moinhos ao serviço do desenvolvimento socio- cultural das suas populações e do seu aproveitamento económico e turístico.

Seguindo a tradição dos Simpósios da TIMS, haverá um Pós-Simpósio Tour entre 27SET24 e 29SET24.


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: Etnoideia

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more