Lisboa vai ter, pela primeira vez, uma rede de sensores em toda a cidade que monitorizam em tempo real a qualidade do ar, níveis de ruído ou do trânsito. No total serão oitenta estações, com 658 sensores distintos, a funcionar 24 horas por dia e compilando uma multiplicidade de dados que até hoje só podiam ser conhecidos com estudos pontualmente efetuados.
A apresentação do projeto será feita amanhã, sexta-feira 19 de fevereiro, data em que estarão instalados e a funcionar oito das oitenta estações (Estrada de Benfica, Entrecampos, Cemitério de Carnide, Olivais, Madre Deus, Montes Claros e Avenida da República), numa cerimónia que decorrerá a partir das 12h00 em Entrecampos, com a participação do Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, José Sá Fernandes.
A rede estará totalmente instalada e a funcionar até ao final do mês de março. Assim, a partir do dia 31 de Março, toda a informação medida estará em tempo real disponível para consulta por qualquer cidadão interessado através das plataformas de disponibilização de dados abertos.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: Câmara Municipal de Lisboa