As tecnologias inovadoras e sustentáveis da Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, estão no centro do novo sistema de distribuição elétrica de média tensão da cidade de Milão, fornecido pela Alstom aos terminais de autocarros da Azienda Trasporti Milanesi.
As novas celas de média tensão SM AirSeT da Schneider Electric utilizam tecnologia de isolamento de ar e corte em vácuo por derivação, em vez do gás com efeito de estufa SF6. Também apresentam conectividade e capacidades digitais avançadas para melhorar a segurança, proteção, eficiência, gestão de ativos e otimização da rede.
Da ambição à ação
A Azienda Trasporti Milanesi está empenhada em utilizar equipamentos de distribuição elétrica sem gases com efeito de estufa para atingir os seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade. Este é um dos primeiros projetos em que as SM AirSeT foram utilizadas no setor das infraestruturas, e estão no centro do novo sistema de distribuição elétrica da Azienda Trasporti Milanesi, visando ajudar a atingir o objetivo de possuir uma frota de autocarros totalmente elétricos. A empresa de transportes pretende converter toda a sua frota de 1.200 autocarros a diesel em veículos totalmente elétricos até 2030. As celas de média tensão SM AirSeT da Schneider Electric, inovadoras e amigas do ambiente, servirão de apoio à infraestrutura de carregamento dos autocarros elétricos.
De acordo com a Azienda Trasporti Milanesi, a utilização de painéis com esta tecnologia permite evitar a emissão de 560 toneladas de gases com efeito de estufa. Para além de melhorarem a sustentabilidade, as SM AirSeT também aumentam a eficiência operacional e de manutenção através da utilização de soluções da Schneider Electric para conectividade, comunicação, automação e supervisão.
“Graças à nossa capacidade de inovação, conseguimos satisfazer os mais rigorosos requisitos de sustentabilidade de ponta a ponta sem fazer qualquer cedência em termos de desempenho, eficiência e otimização operacional,” afirma Fabio Chiesa, Head of Transportation Infrastructure da Schneider Electric.
Porquê as SM AirSeT com tecnologia de ar puro?
Até recentemente, a tecnologia de celas com SF6 era a melhor e única forma de satisfazerem os requisitos das instalações em termos de dimensões compactas e isolamento. A desvantagem do SF6 é o seu elevado potencial de aquecimento global e a necessidade de ser manuseado com cuidado quando o equipamento é retirado. No entanto, agora existe a tecnologia alternativa SM AirSeT sem SF6, que visa reduzir o impacto ambiental e eliminar o dispendioso tratamento do gás no fim da vida útil do equipamento.
Os quadros elétricos SM AirSeT utilizam apenas isolamento de ar puro combinado com uma nova tecnologia de corte em vácuo por derivação (SVI – Shunt Vacuum Interruption™) criada pela Schneider Electric. São compactos – do mesmo tamanho que um painel de distribuição SM6 tradicional – e também possuem funções digitais avançadas que podem ser integradas em sistemas de automação e supervisão. Além disso, suportam processos de manutenção baseada em condições que maximizam a continuidade da operação e utilizam tecnologia de monitorização térmica para identificar anomalias de temperatura que possam provocar sobreaquecimento.
O SM AirSeT recebeu a etiqueta Green Premium™ da Schneider Electric para desempenho sustentável, reservada para as soluções da empresa que apresentam um desempenho circular, com características como maior durabilidade, possibilidade de atualização e reciclabilidade. Também cumprem os regulamentos ambientais, oferecem instruções para o manuseamento no fim da vida útil e incluem a divulgação de informações ambientais como o Perfil Ambiental do Produto (PEP).
As SM AirSeT mantêm os mesmos métodos operacionais das celas elétricas tradicionais, pelo que são fáceis de utilizar e não requerem qualquer formação adicional para os operadores. Para além disso, utilizam tecnologias de mitigação do arco elétrico que aumentam a segurança das equipas, e suportam novos modos de interação – como interfaces que utilizam a realidade aumentada para o acesso virtual às celas.
Até ao momento, a Schneider Electric forneceu à Alstom, o empreiteiro responsável por este projeto de modernização, 32 unidades de celas elétricas SM AirSeT complementadas por quadros elétricos e sistemas de gestão de energia (EcoStruxure™), bem como por manutenção e apoio por parte de equipas dedicadas.
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: LEWIS | Schneider Electric Portugal