No âmbito das celebrações do Dia Nacional da Água celebrado neste dia 1 de outubro, os SIMAS de Oeiras e Amadora promovem a cultura, visando a consciencialização ambiental.
No ADN dos SIMAS sempre esteve presente a temática da sensibilização ambiental e todos os anos tem a preocupação de promover projetos e iniciativas que visem a proteção do Planeta.
E em particular nestes tempos de pandemia, esta entidade gestora de abastecimento de água e saneamento, tem procurado reinventar-se, apostando em novas tecnologias e criando outras formas de comunicar e sensibilizar.
Neste sentido, e por ser um ano atípico e procurando novas formas de chegar aos seus públicos alvo, os SIMAS promovem dois espetáculos:
– O bailado “E se eles fugissem todos”, baseado na obra de Camille Saint-Saëns “O carnaval dos Animais”, que será lançado através do facebook e que ficará disponível online (no youtube dos SIMAS) a partir de 1 de outubro e que poderá ser visualizado durante 1 ano;
– A peça de teatro infantil “O Bairro das Águas Livres”, que estreia dia 4 de outubro, no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço em Algés, pelas 11h.
Ambas as peças se inserem nas celebrações do Dia Nacional da Água, mas retratam temáticas distintas, uma vez que o bailado incide na importância da reciclagem e do cuidado que todos devemos ter com a natureza e com os animais, que tanto sofrem com a poluição do planeta. Enquanto a peça de Teatro infantil aborda essencialmente a Água, incentivando a poupança e o uso racional da mesma, por se tratar de um recurso escasso e essencial à vida.
O Bailado “E se eles fugissem todos” resulta de uma parceria dos SIMAS e a companhia Quorum Ballet, com um enfoque especial na consciencialização dos mais jovens para os desafios e questões ambientais do planeta, mais concretamente para a temática dos recursos escassos, a proteção do ambiente e os hábitos de reciclagem.
A peça de Teatro “O Bairro das Águas Livres”, assenta na parceria entre os SIMAS e a Companhia de Actores, e tornou-se possível após a reabertura dos espaços culturais. Sempre em torno do Recurso Água, esta peça retrata a história da uma Gota de água que um dia se depara com uma triste realidade: todas as Gotas à sua volta estão a ficar doentes, poluídas e cansadas.
“Decidida a descobrir o que se passa, a menina Gotícula evapora da panela de sopa de agrião da D. Amélia e parte numa aventura à volta do mundo em busca do famoso cientista Golileu. Durante a viagem vai conhecer histórias incríveis e assustadoras, visitar o mundo subterrâneo do perigoso Ex-Goto, e até fazer festinhas num Gotossauro! O “Bairro das Águas Livres” é uma aventura musical que nos lembra que a Água é essencial e que a mudança começa com uma Gotinha só.”
Estará em cena até ao dia 13 de dezembro e será aberta às comunidades educativas (1º ciclo) dos concelhos de Oeiras e Amadora de forma gratuita.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: SIMAS de Oeiras e Amadora