Artigos de Opinião

Tiago Martins: “Sensor360, a qualidade do ar não é um conceito abstrato”

Tiago Martins, Portugal Sales Representative
AAF International, Air Filtration Division

A qualidade do ar não é um conceito abstrato. A AAF desenvolveu ferramentas para suportar esta ideia e elevar a fasquia a um novo nível.

Sensor360 – Tornar o Invisível …Visível

Existe uma expressão Inglesa amplamenta utilizada que simboliza o enquadramento do Sensor360, “What you measure is what you get”. Tornar o invisível visível é isso mesmo, desenvolver dispositivos de medição para que possamos qualificar e quantificar parâmetros. O Sensor360, nas variantes de medição de pressão diferencial dos filtros e concentração de partículas de acordo com a nova norma ISO16890, permite a monotorização em tempo real da perda de carga dos filtros, a monotorização em tempo real do nível de concentração de partículas PM1, PM2,5 e PM10, notificação em intervalos customizados, alocação individual de cada sensor a uma UTA, e por ultimo, transferência de dados para cálulo do TCOD (Total Cost of Ownership Diagnostic).

TCOD – Ferramenta de Optimização de Custos Associados à Filtragem de Ar

O TCOD é uma ferramenta poderosa que permite a optimização dos custos associados a todo o processo de aquisição, substituição e utilização dos filtros de ar em Unidades de Tratamento de Ar. No cálculo do TCOD são contabilizados os custos dos filtros, custos logísticos, mão-de-obra na substituição, incineração, aquisição, armazenamento, limpeza de condutas, limpeza de baterias e o custo energético do ventilador. O gráfico 1 mostra as curvas dos custos operacionais optimizados numa etapa de filtragem de uma Unidade de Tratamento de Ar.

Gráfico 1 – Custos Operacionais de Uma Etapa de Filtragem de Ar

Através do gráfico 1, entre outros dados,  é possível saber qual o custo total no tempo de vida útil do filtro, aferir qual o tempo ideal de substituição do filtro e quantificar a importância em Euros da componente energética associada. Permite igualmente simular e comparar o custo total entre filtros diferentes.

TranspAIRency – Um Programa Customizado

Com soluções customizadas da AAF, é possível efetuar à medida um programa de gestão do ar de forma a optimizar os processos e satisfazer as necessidades de qualidade do ar. O TranspAIRency é o único programa de serviço completo que combina gestão da qualidade do ar no local com serviço de substituição dos filtros utilizando o IoT (Internet of Things). Processo de optimização e melhoria da performance utilizando inovações tecnológicas com um serviço de qualidade de ar completo – auditoria da filtragem de ar, diagnóstico, serviço e melhoria contínua.


Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Aceitar Ler mais

X