Empresas

Indra implementa sistemas de controlo de temperatura de passageiros em 13 aeroportos de Espanha

A gestora dos aeroportos espanhóis Aena entregou à Indra, uma das principais empresas mundiais de tecnologia e consultoria, a implementação do sistema de controlo de temperatura de passageiros, através da instalação de câmaras termográficas em 13 dos seus aeroportos mais movimentados em termos de tráfego aéreo e passageiros. A Aena está a trabalhar em estreita colaboração com a Autoridade Espanhola de Saúde Exterior nas operações de vigilância e controlo, fornecendo os meios tecnológicos necessários para a instalação e uso de câmaras termográficas.

O contrato foi adjudicado à Indra num processo de concurso público. As câmaras da Indra foram instaladas nos aeroportos: Adolfo Suárez Madri-Barajas, Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, Palma de Maiorca, Málaga-Costa del Sol, Alicante-Elche, Ibiza, Gran Canária, Tenerife Sur, Valência, César Manrique- Lanzarote, Sevilha, Fuerteventura e Menorca.

O sistema inclui câmaras fixas na zona de chegadas e câmaras móveis de backup, que permitirão realizar verificações aleatórias em qualquer lugar do terminal.

A tecnologia usada pela Indra distingue-se pela sua elevada precisão e sensibilidade. Os sensores termográficos das câmaras possuem um ponto de referência (black body) com uma temperatura fixa que garante a precisão.

Além disso, esta é uma solução inteligente que deteta de forma autónoma o passageiro sem exigir que este se imobilize ou fique a uma distância específica. É capaz de reconhecer o rosto da pessoa e identificar as áreas cobertas pela máscara, boné ou outros adereços, selecionando o local ideal para uma medição precisa da temperatura, sem qualquer intervenção humana.

A solução oferece mais segurança aos passageiros sem causar atrasos nas suas deslocações; também reduz ajuntamentos nos pontos de controlo e minimiza os riscos para os funcionários do aeroporto.

A capacidade desta solução para detetar pessoas com febre num aeroporto ou em qualquer outro meio de transporte é essencial para evitar contágios.

Esta tecnologia de controlo de temperatura, identificação e alerta de sintomas de doença faz parte da linha de soluções Mova Protect da Indra e está integrada num conjunto de sistemas para a gestão e controlo da mobilidade de pessoas e passageiros em diferentes meios de transporte.

Aeroportos seguros com a tecnologia da Indra

A pandemia de Covid-19 forçou aeroportos em todo o mundo a reduzir ao mínimo a sua atividade. O processo de regresso à normalidade que estão a enfrentar atualmente exige a implementação de tecnologias inovadoras. Entre as tecnologias atualmente oferecidas pela Indra, destacam-se:

  • Soluções de Passenger Flow para controlar o fluxo de passageiros em qualquer ponto do terminal. Big Data ou Inteligência Artificial ajudam a gerir com eficiência os espaços interiores e os recursos associados, especialmente nas zonas em que possam existem ajuntamentos de indivíduos: balcões de check-in, controlo de segurança, pontos de informação ou portas de embarque.

Estas tecnologias também permitem prever as necessidades dos passageiros e o seu comportamento, conseguindo assim uma gestão mais eficiente das operações, especialmente no contexto atual, em que se estão a implementar processos de inscrição ou alocação de intervalos de tempo (slots) para voos de chegada.

Estas soluções fazem parte da Indra Mova Solutions, a resposta mais eficaz aos desafios que o setor enfrenta, com uma gama de soluções de ponta a ponta que facilitam a digitalização na gestão de qualquer infraestrutura de transporte e garantem a máxima proteção e mobilidade para os passageiros. Estas soluções também aumentam a capacidade efetiva, a segurança, a sustentabilidade e a eficiência da infraestrutura.

  • A plataforma de gestão da informação de segurança física (iSIM) da Indra é uma ferramenta que fornece uma visão única do que está a acontecer a cada momento no aeroporto e facilita um controlo integral de todos os sistemas de videovigilância, controlos de acesso, megafones e deteção de intrusos, bem como sistemas de medição de temperatura dos passageiros, através de câmaras termográficas.

A solução ajuda o gestor do aeroporto a implementar procedimentos padronizados para assegurar a segurança, de maneira rápida e flexível.

A Indra tem mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções para o setor de transporte e mobilidade e fornece soluções que ajudam a transformar um aeroporto digital “Smart” num aeroporto “Touchless”.


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: TINKLE

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Aceitar Ler mais

X