Empresas

A demonstração do autocarro Caetano a hidrogénio, em Dublin, chegou ao fim com 3000 quilómetros percorridos

A Hydrogen Mobility Ireland (HMI), foi a responsável pela organização da demonstração do autocarro Caetano H2.CityGold que durou várias semanas, em Dublin. O projeto Hydrogen Mobility Ireland tem como objetivo promover a introdução da tecnologia a hidrogénio na Irlanda através de uma parceria entre várias empresas de diferentes setores, juntamente com o setor público e entidades académicas interessadas. 
O H2.City Gold, com a pilha de combustível Toyota, foi o primeiro veículo elétrico movido a hidrogénio a ser colocado em operação de serviço público de transporte, na Irlanda. Durante estas últimas semanas foi possível obter informações de operação reais, nas condições de condução do dia-a-dia, numa época do ano desafiadora meteorologicamente, e perceber o potencial de introdução desta tecnologia em grande escala na Irlanda.
Desde Novembro, o veículo esteve em operação em diferentes linhas e ao serviço de diferentes operadores de transporte do Grupo CIÉ, Bus Éireann e Dublin Bus, bem como pela Dublin City University (DCU) e pelo Aeroporto de Dublin, mas sempre transportando poucos passageiros devido às restrições atuais impostas pela Covid-19. Durantes os dois últimos meses, o Caetano H2.CityGold foi abastecido com hidrogénio verde produzido em Dublin pela BOC Gases Ireland Ltd através da utilização de eletricidade renovável e água. O autocarro Caetano movido a hidrogénio percorreu um total de 3000 quilómetros com um consumo de cerca de 5kg/100km de hidrogénio em condições de operação reais, com passageiros e com aquecimento.
“A CaetanoBus ficou muito orgulhosa em apoiar a primeira demonstração da Irlanda com um autocarro a hidrogénio, em serviço público, com o seu H2.CityGold. Fazer parte deste projeto, mostrar o potencial do nosso autocarro a hidrogénio em operação e apoiar a Irlanda, é um passo importante para mostrar que o nosso H2.CityGold será a solução para alcançar os objetivos de descarbonização sem comprometer o serviço atual dos autocarros e o conforto dos passageiros” disse Kohei Umeno, Chief Commercial Officer da CaetanoBus.
“Bus Éireann é a empresa nacional de autocarros da Irlanda. Foi muito gratificante os nossos clientes serem das primeiras pessoas na Irlanda a viajar num autocarro a hidrogénio. O feedback do condutor e dos passageiros foi muito positivo. Além disso, esta experiência foi importante antes da nossa implementação de três veículos a hidrogénio em 2021. A Bus Éireann tem como objetivo ter metade dos seus veículos zero emissões até 2030”, disse Stephen Kent da Bus Éireann.

“Nós, na Toyota Irlanda, estamos muito satisfeitos por termos feito parte da demonstração do autocarro com a célula de combustível a hidrogénio da Toyota. Os resultados são extremamente positivos e mostram a viabilidade da tecnologia da célula de combustível de hidrogénio e como esta pode colocar a Irlanda na vanguarda do transporte zero emissões. Nós, na Toyota, já investimos na tecnologia de células de combustível a hidrogénio desde 1993 e temos orgulho em dizer que a Toyota Motor Europe reforçou recentemente a sua aliança com a CaetanoBus. Esperamos continuar a desenvolver células de combustível a hidrogénio para alcançarmos a nossa visão de um futuro zero emissões” disse Steve Tormey, CEO da Toyota Ireland.

“Estou muito feliz pela Dublin Bus ter participado na primeira demonstração de um autocarro a hidrogénio da Irlanda. Esta demonstração ofereceu informações importantes sobre esta tecnologia inovadora com zero emissões. O hidrogénio vai desempenhar um papel realmente importante na jornada de Dublin rumo a uma frota de transporte público zero emissões” disse Ray Coyne, CEO da Dublin Bus.

“A Dublin City University (DCU) visa transformar vidas e sociedades. O nosso envolvimento nesta demonstração mostra que estamos na vanguarda da investigação, desenvolvimento e implementação de tecnologias zero emissões. Os nossos parceiros vão aprender muito sobre a implementação de hidrogénio verde no transporte, mas também como o hidrogénio pode ser produzido de uma forma sustentável através de energia renovável, na Irlanda” disse Dr. James Carton, Professor Assistente de Sustentabilidade Energética da Dublin City University (DCU).


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: CaetanoBus

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more