Artigos de Opinião

Sara Eloy: “Multidisciplinariedade para melhorar o desempenho das cidades”

Sara Eloy, diretora ISTAR-IUL

A monitorização ambiental com vista à melhoria do desempenho dos edifícios e áreas urbanas tem sido alvo de investigação nos últimos anos. Esta conjuntura de investigação, desenvolvimento de produtos e aplicação prática é palco de uma extraordinária possibilidade de trabalho multidisciplinar no qual cada especialidade traz uma área de ação essencial à equação para uma solução de futuro.

O ISTAR-IUL, Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura, inserido no ISCTE-IUL e usufruindo da diversidade de campos de ação desta instituição, aposta nesta multidisciplinariedade para encontrar soluções inovadoras para os desafios atuais nas áreas das cidades inteligentes, da transformação digital e dos desafios societais, focando-se sempre num desenvolvimento sustentável quer ecológico, quer social, quer económico.

Neste âmbito está em desenvolvimento no ISTAR, com coordenação do professor João Ferreira, um projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que visa influenciar os comportamentos com impacto energético dos cidadãos em espaços públicos de modo a reduzir a fatura energética. Esta investigação conta com uma equipa multidisciplinar entre ciências da computação, engenharia civil, psicologia e sociologia e ainda com o apoio do laboratório de Internet of Things (IoT) equipado com tecnologia atual para aquisição e transmissão de dados obtidos de sensores ambientais.

Ainda no âmbito desta investigação multidisciplinar, o ISTAR organiza de 24 a 28 de junho a Summer School “IoT for Smart Cities”, com conferências abertas de especialistas internacionais de diversas áreas do saber como Miguel Ângel Fuentes (CARTIF) que coordena o projeto REMOURBAN, financiado pela Comissão Europeia em 25 milhões de euros, e que tem como enfoque a melhoria do desempenho energético das cidades. objetivo deste curso é introduzir os participantes aos paradigmas de computação emergentes, tecnologias e serviços associados à IoT que permitirão a renovação urbana no sentido de tornar as cidades mais eficientes, sustentáveis e com melhor qualidade de vida. Outros convidados serão: Ricardo Carvalho da Axians, António Feijão da Cisco, Juan M. Navarro da Universidad Católica San Antonio de Murcia e Kinda Al-Sayed da University College of London.


Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Aceitar Ler mais

X