O Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, acolhe desde dia 12 de novembro e até 19 de março de 2023 uma instalação e uma exposição de pintura de Antonieta Martinho centradas na poluição de plástico nos oceanos.
“Symbiosis”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, é, de acordo com a curadora, Ana Lima-Netto, “mais um contributo para recordar que a vida dos oceanos e a sobrevivência dos humanos se encontram interligadas e ameaçadas pelos hábitos de consumo, cujo subproduto é proveniente das embalagens plásticas”.
Um dos principais destaques da mostra é uma instalação suspensa composta por um cardume de peixes com 1200 peças, 14 medusas, corais e outros organismos aquáticos, elaborada com recurso a garrafas e garrafões de plástico encontrados no lixo.
A par da instalação, está patente a exposição de pintura sobre mares e oceanos “Sea Forest” e decorrem ateliers direcionados a portadores de deficiência mental e idosos, sob orientação da própria artista, a realizar nos dias 21 de novembro e 23 de janeiro.
Natural de Kalima, então reino da Bélgica, Antonieta Martinho participa atualmente no Atelier Experimental da Sociedade Nacional de Belas-Artes.
Desde 2016 que pesquisa, experimenta e trabalha reaproveitando as garrafas e os garrafões de plástico descartados diariamente no lixo.
“Symbiosis”, de entrada gratuita, pode ser visitada até 19 de março, de terça a sexta-feira entre as 09h30 e as 18h00 e ao fim de semana entre as 14h00 e as 18h00.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: Câmara Municipal de Setúbal