Energia

Eficiência energética: iluminação pública Setúbal – lâmpadas LED

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Câmara Municipal de Setúbal vai proceder à substituição de mais de 10 mil luminárias de iluminação pública por lâmpadas economizadoras de energia, como medida de reforço da eficiência energética em todo o concelho. 

O município atesta a poupança direta mínima de 60 por cento de energia com esta medida, aplicada através de um procedimento para determinação de adjudicatário em contrato de gestão de eficiência energética, o qual permite ao território de Setúbal uma cobertura de cerca de 80 por centro de lâmpadas LED. 

Existem atualmente 24 mil luminárias no concelho, das quais 8 mil são de iluminação eficiente. “Com este contrato, o concelho passa a ter mais de 18 mil lâmpadas eficazes”, vinca a vereadora da autarquia do Ambiente, Carla Guerreiro. 

A intervenção, feita pela primeira vez pelo município com recurso a concurso próprio, segundo a autarca, “constitui um instrumento de execução do plano nacional de ação para a eficiência energética”.

Aprovado pela Assembleia Municipal de Setúbal no dia 26 de junho, este regime de contratação é aplicável à formação e execução de contratos de gestão de eficiência energética, a celebrar entre empresas entidades publicas e empresas de serviços energéticos.

Neste quadro, a Câmara Municipal de Setúbal entendeu elaborar, na sequência de uma auditoria energética e Medidas de Racionalização de Energia, um procedimento com vista à celebração de um contrato de gestão de eficiência energética para a iluminação publica no Concelho de Setúbal.

O município pretende, no quadro da eficiência energética, “implementar diversas ações, consideradas fundamentais”, e contribuir para que Portugal possa alcançar e suplantar os objetivos fixados no âmbito da política de eficiência energética.

“É uma preocupação municipal o consumo de energia atual, que se reflete em custos elevados, na fatura energética e no ambiente. Assim, ganha o município e ganha o ambiente”, remata a vereadora Carla Guerreiro.


Texto da responsabilidade da entidade.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more