Saúde

Fibrenamics da UMinho desenvolve White Paper

Para produção de Máscaras de Proteção contra a Covid-19

Documento elaborado por equipa de investigadores da Fibrenamics tem como objetivo auxiliar as empresas que estão a redirecionar as suas linhas de fabrico para ajudar o Serviço Nacional de Saúde com a produção das máscaras de proteção.

A Fibrenamics, plataforma internacional da Universidade do Minho, acaba de elaborar e disponibilizar o White Paper ‘Máscaras de Proteção’, um trabalho que surge da atual necessidade de produção em grande escala destes equipamentos de proteção ao contágio da Covid-19, com várias empresas a se disponibilizarem para o fazer, mas identificando a falta de um documento informativo e de orientação para auxiliar no desenvolvimento desta solução.

Este White Paper elaborado pelo grupo de investigadores da Universidade do Minho, pretende ser um contributo para a harmonização da informação disponível relativamente aos meios de proteção respiratória (máscaras), abordando aspetos como os tipos de proteção requeridos em função dos agentes de risco, os materiais e os processos envolvidos na sua confeção e a normalização aplicada à validação/certificação do seu desempenho.

Devido ao trabalho de investigação e desenvolvimento que a Fibrenamics realiza há várias anos no mundo das fibras, ao longo dos últimos dias temos recebido diversas solicitações de empresas que pretendem fabricar máscaras de proteção para os profissionais de saúde. Não tendo experiência neste domínio, colocam diversas dúvidas sobre certificações, materiais e produção. Por outro lado, temos sido também contactados por profissionais de saúde que, face à escassez de EPI, tentam, eles próprios, os encontrar no mercado ou contribuir para a fabricação dos mesmos. Desta forma, existindo um documento de referência sobre este produto, torna-se mais simples responder a todos estes apelos, de uma forma integrada, e com o rigor técnico-científico que esta situação exige”,explica Raul Fangueiro, Professor da Universidade do Minho e Coordenador da Fibrenamics.

O documento está disponível para download gratuito em: https://www.web.fibrenamics.com/pt/documentacao/vigilancia_tecnologica/intelligence-white-paper-mascaras-de-protecao/


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: Taylor

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Aceitar Ler mais

X