Mobilidade

Protocolo: projeto ENERNETMOB

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, a celebração de um protocolo de colaboração com a ENA – Agência de Ambiente e Energia da Arrábida com vista à implementação de um projeto de mobilidade urbana sustentável.

O protocolo a celebrar com a ENA estabelece os objetivos da colaboração a concretizar no domínio da promoção da mobilidade elétrica, com destaque para as ações a desenvolver na implementação de uma ação-piloto no âmbito do projeto europeu ENERNETMOB – Redes de Cooperação Inter-Regionais na Região Mediterrânica, para a promoção de sistemas de transporte e da intermodalidade de baixo carbono.

A ENA é entidade parceira do consórcio internacional que dinamiza este projeto, cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, do Programa de Cooperação Territorial Interreg MED, no âmbito do qual se encontra a desenvolver um Plano de Mobilidade Elétrica para o Território da Arrábida, composto pelos municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal, e a implementar ações-piloto no âmbito da partilha de soluções de eletromobilidade.

A Câmara Municipal de Setúbal já possui, desde 2016, um Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes, no âmbito do qual está a desenvolver novos projetos que apostam na mobilidade urbana sustentável.

A promoção e o reforço da mobilidade nos modos suaves, com a ampliação da rede de ciclovias e a introdução de equipamentos e estacionamentos que auxiliam no uso de bicicletas, é uma das prioridades neste plano.

No âmbito do protocolo a celebrar entre as duas entidades, a ENA vai disponibilizar duas bicicletas elétricas, de tipologia urbana, que serão integradas na frota da Câmara Municipal de Setúbal, as quais permitem assegurar pequenas deslocações dos funcionários entre os vários edifícios e equipamentos municipais.

O protocolo prevê, igualmente, o desenvolvimento e a produção de materiais técnicos e didáticos e a implementação de ações de formação, campanhas de sensibilização e eventos de divulgação do projeto.


Texto da responsabilidade da entidade.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more