Energia

Centro Escolar de Meirinhas em Pombal otimiza recursos com as soluções Schneider Electric

O Centro Escolar de Meirinhas alcança agora os mais altos níveis de conforto e segurança graças ao projeto implementado pela Projedomus, parceiro EcoXpert da Schneider Electric, líder na transformação digital em gestão de energia e automação. O centro conta com um completo sistema de automação centralizado, que permite dispor de visibilidade e controlo sobre todos os dispositivos inteligentes instalados no edifício.

No âmbito das políticas municipais, na utilização racional e eficiente dos recursos, os gestores do Centro Escolar de Meirinhas, em Pombal, tinham como objetivo otimizar os recursos do centro para proporcionar um maior nível de conforto e segurança, tanto a professores como a alunos, o que representava um grande desafio devido às dimensões do edifício, que conta com mais de 5.000m2. O projeto foi assumido pelo parceiro EcoXpert Projedomus, empresa portuguesa dedicada à integração de soluções inteligentes de gestão de edifícios públicos e privados. A empresa confiou na Schneider Electric para facilitar uma solução que permitisse aos administradores do edifícios a gestão centralizada de todos os seus sistemas de automação.

A solução proposta conta com cerca de 300 dispositivos inteligentes que, através de protocolos KNX, Modbus e DALI, permitem controlar a temperatura, a iluminação, a segurança e a utilização de energia do edifício. Estes dispositivos enviam dados, como consumos, estados, erros e emergências para um painel central, através do qual os gestores podem visualizar e controlar toda a instalação, permitindo realizar manutenção preditiva e garantir a atuação rápida.

O sistema controla a temperatura e a iluminação dos espaços do centro escolar. Os equipamentos de manutenção podem ajustar distintos parâmetros para adaptar a temperatura em função das necessidades e a iluminação foi automatizada através de um protocolo DALI que permite fixar horários de ligar e desligar, comprovar os circuitos, fazer a gestão do brilho, escolher entre diferentes cenários de iluminação ou ajustar a luz artificial em função da natural.

A automação dos sistemas de climatização e iluminação não resulta apenas no conforto dos utilizadores, mas também na sua segurança e na eficiência energética. Assim, o centro conta com um sistema de verificação do estado das luzes de segurança, que comprova a duração e o estado das baterias através de provas funcionais, e monitoriza potenciais falhas para garantir a continuidade do serviço. Por outro lado, o sistema permite ativar ou desativar a climatização em função da ocupação dos espaços e, assim, reduzir o consumo de energia.

O painel central também recolhe todos os alertas do sistema, incluindo o alarme geral – que incorpora um registo de armamento e desarmamento – e os alarmes técnicos ou de incêndio, que os gestores podem visualizar no painel e atuar em consequência de forma rápida. Adicionalmente, cada sala de aulas conta com um botão de chamada conectado à sala de professores, que se ativa em caso de emergência e aparece automaticamente no painel, indicando em que sala ocorreu o aviso. Para além disso, através de um protocolo KNX, todos os relógios do centro escolar estão sincronizados com um horário estabelecido para ativar a campainha de início ou final das aulas.

Finalmente, o sistema monitoriza o consumo de energia e o quadro elétrico. O painel recolhe também informação sobre a utilização de água e gás e converte-a em gráficos de consumo, que indicam quando se produz um maior ou menor gasto. Tudo isto permite que os gestores do centro escolar possam tomar melhores decisões e otimizar os consumos do edifício.


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: LEWIS | Schneider Electric Portugal

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more