- Até ao final de agosto, o município vai ceder bicicletas sem custos e apostar na formação de uso de Cargo bikes, convencionais e elétricas como parte do programa “Vai e Volta” do MOB.A
Albergaria-a-Velha lançou um programa de verão intitulado “MOB.A Vai e Volta”, que tem como objetivo incentivar a mobilidade suave e sustentável, bem como promover hábitos de vida ativos e saudáveis. A iniciativa faz parte do MOB.A (Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-a-Velha) e visa promover a utilização gratuita de bicicletas e aulas de ciclismo para residentes do município.
Até o fim de agosto, indivíduos, famílias e grupos podem requisitar gratuitamente três serviços diferentes através de marcação prévia: “Aprender a Andar de Bicicleta”, “Andar de Bicicleta em Família” e “Aprender a utilizar uma Cargo Bike”. Nestas sessões, técnicos especializados acompanharão os participantes no processo de aprendizagem e darão dicas como a bicicleta pode ser uma forma de valorizar e aproximar a família. Todas as atividades serão monitorizadas pelas equipas da Agência de Mobilidade Nuno Zamaro Indústrias, seguindo todas as normas de segurança e higiene em vigor.
As sessões, que têm lugar no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha e duração de uma hora, podem ser marcadas em seis horários diferentes: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. A marcação das sessões pode ser efetuada através do contacto 234 520 193 ou pelo endereço de correio eletrónico moba@cm-albergaria.pt.
Quem já se sente à vontade para usar este meio de transporte ecológico, pode requisitar, às terças e quintas, o empréstimo de bicicletas para até cinco dias de uso. O pedido deve ser feito pelos mesmos contatos referidos acima, sendo marcada uma hora para o levantamento das bicicletas.
O MOB.A “Vai e Volta” contempla ainda a disponibilização de conteúdos online para serem trabalhados em família e nas suas respetivas casas. Cada semana haverá um episódio com dicas, soluções criativas e pedagógicas para o uso da bicicleta, cidadania ativa, reciclagem e reaproveitamento de materiais.
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: Emirec