O programa municipal Arrábida Sem Carros e em Segurança 2021, de regulação da mobilidade no acesso às praias, vai ser prolongado até 26 de setembro, com as atuais restrições de circulação a vigorarem nos dois últimos fins de semana do mês.
O plano definido para estar em vigor entre 10 de junho e 15 de setembro é agora estendido para o período de 16 a 26 de setembro devido à previsão de condições meteorológicas favoráveis à prática balnear, embora as restrições de circulação na segunda metade do mês apenas vigorem nos fins de semana, dias 18 e 19 e 25 e 26.
A autarquia, em decisão tomada ontem em reunião pública, sublinha que, “sempre que não existem condicionantes à utilização do transporte individual”, verifica-se uma procura acima da oferta de estacionamento, com “a ocupação desregrada de todas as bermas e partes da faixa de rodagem”, prática ilegal que se assume como “especialmente preocupante em caso de emergência e socorro”.
Assim, entre 16 e 26 de setembro, apesar de a circulação rodoviária na estrada de acesso às praias da Arrábida se realizar sem condicionamentos de segunda a sexta-feira, o estacionamento apenas é permitido nas zonas autorizadas, como os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro, que se mantêm em funcionamento mediante o pagamento definido.
Para facilitar o acesso e em face das fortes restrições de estacionamento que suportam este programa de mobilidade e proteção da orla costeira, a época balnear termina a 15 de setembro, mas a Câmara Municipal de Setúbal decidiu manter, em permanência, até dia 26, o vaivém disponibilizado entre o parque de estacionamento da Secil e as praias da Figueirinha, de Galapos, de Galapinhos e do Creiro.
Nos fins de semana, dias 18, 19, 25 e 26, as restrições são exatamente iguais às que se encontram em vigor até 15 de setembro, de que se destaca a proibição de circulação automóvel entre a Figueirinha e o Creiro, nos dois sentidos, das 08h00 às 20h00.
Nestes quatro dias, os TST asseguram as atuais ligações de autocarro de Setúbal às praias, as carreiras 723 e 725, abrangidas pelo Passe Navegante e com horários e tarifas já estabelecidos, mas o transporte de Azeitão é suprimido.
O acesso automóvel à Praia de Albarquel também fica interdito nos dois últimos fins de semana do mês, entre as 08h00 e as 20h00, dispondo-se da carreira 726, proveniente de Setúbal.
As medidas especiais de acesso às atividades económicas e residências nas zonas do Portinho da Arrábida e de Alpertuche continuam a vigorar nesses dias, uma vez que o trânsito é proibido neste troço das 08h00 às 19h00.
Veículos de duas rodas, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência, além de moradores e trabalhadores que apresentem permissões específicas para a circulação não estão abrangidos por estas limitações do programa Arrábida Sem Carros e em Segurança 2021.
A validade dos cartões de acesso a residentes e concessionários foi, para este efeito, alargado.
Como regras gerais a respeitar durante o período de prolongamento do programa, durante todos os dias, sublinha-se que está interdita a permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento, assim como o estacionamento fora dos parques e zonas de parqueamento ordenado, prevendo-se, salienta a proposta aprovada, um incremento da ação policial para autuar e rebocar viaturas estacionadas de forma irregular.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: Câmara Municipal de Setúbal