Empresas

Volvo Car Portugal apresenta resultados record e perspetiva um 2024 igualmente memorável

A Volvo Car Portugal apresentou hoje, em Lisboa, os resultados referentes ao ano de 2023.

Começando por fazer uma referência ao momento atual do setor automóvel, Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Car Portugal, sublinhou o posicionamento único da marca sueca que vai continuar a destacar-se na próxima geração de mobilidade, não só pelo seu compromisso histórico para com a segurança, mas também nas componentes de sustentabilidade, tecnologia, conforto e conveniência pensados em detalhe para dar resposta às exigentes necessidades dos clientes de hoje e do futuro.

Realçando o compromisso da Volvo para com a eletrificação, que pretende atingir completamente em 2030, a Managing Director da Volvo Car Portugal realçou a importância da propulsão elétrica como a melhor resposta no mundo automóvel atual e afirmou a aposta elétrica da marca como um dos pilares do plano ambiental com vista a atingir a neutralidade climática em 2040.

Tiago Barreiros e Domingos Silva, respectivamente Chief Financial Offer e Commercial Director da Volvo em Portugal, detalharam alguns números da performance da marca no ano que passou. Com 5.118 unidades matriculadas, equivalentes a um crescimento de 42% em relação ao ano anterior e o segundo melhor resultado de sempre a nível nacional, as vendas da Volvo representaram uma quota de mercado de 2,56%, tendo refletido igualmente o melhor ano de sempre para a marca em rentabilidade.

Os modelos Volvo mais vendidos em Portugal foram:

  1. Volvo XC40 – 56% das vendas totais
  2. Volvo XC60 – 19% das vendas totais
  3. Volvo C40 – 10% das vendas totais

A popularidade da gama de modelos eletrificados da Volvo voltou a crescer em Portugal tendo representado já 82% das vendas nacionais com a quota dos automóveis 100% eletrificados, representada em 2023 pelos modelos C40 e XC40, a pesar já 26% do mix total. Estes números fazem da Volvo em Portugal uma referência em relação a outros mercados apresentando taxas muito superiores às à média mundial.

O EX30, a mais recente novidade da marca sueca e também o mais pequeno SUV de sempre da Volvo, já se encontra a circular nas estradas nacionais e já conquistou os portugueses arrecadando igualmente vários prémios de prestígio. Este novo modelo tem vindo a bater alguns recordes e é já o automóvel com o maior volume de sempre em pré-encomendas da marca em Portugal.

A Volvo apresentou também algumas curiosidades que as vendas já efetuadas têm vindo a revelar e que estão em linha com as expectativas previstas pela marca: o EX30 tem vindo a atrair faixas etárias mais jovens estando a trazer novos clientes à marca que veem no EX30 o seu primeiro Volvo de sempre.

Vários recordes a nível mundial

Também a nível mundial a marca estabeleceu, em 2023, alguns marcos históricos tendo atingido um novo recorde de vendas mundiais, de 708.716 (+15% em relação a 2022), um recorde de rentabilidade e a maior taxa de penetração de modelos 100% elétricos dos seus 97 anos de história, a representar já 16% do total. Destaque também para a melhoria das margens brutas relacionadas com a comercialização de modelos elétricos que evoluiu positivamente ao longo do ano, tendo contribuído para o resultado ao nível da rentabilidade.

2024 com crescimento a dois dígitos

Para 2024 a Volvo promete superar os resultados de 2023 e seguir, firme, na sua estratégia rumo à eletrificação. Este será o primeiro ano no qual marca comercializará quatro modelos 100% elétricos a nível mundial. Aliado a uma cadeia de fornecimento robusta e uma produção estabilizada, acompanhada por grandes investimentos em tecnologia para assegurar os objetivos a longo prazo, a Volvo acredita que 2024 trará um novo ano recorde em vendas, receitas e rentabilidade.

Portugal não será exceção pretendendo a marca sueca crescer a dois dígitos até final do ano.


Texto da responsabilidade da empresa.

Fonte: Volvo Cars / Brandpr

PUB
PUB

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Ok Read more