O arquitecto Nuno Valentim assina a remodelação do Mercado do Bolhão no Porto, um edifício emblemático que mantém a sua utilização, recuperando a sua identidade arquitectónica e melhorando as suas instalações. Entre as acções realizadas está a melhoria da evacuação das águas pluviais e águas residuais em que foram utilizados canais de drenagem ACO.
Construído em 1914, o Mercado do Bolhão é um edifício emblemático da cidade do Porto com um grande valor patrimonial que o torna uma construção única, mas cuja função principal continua a ser a de mercado abastecedor tradicional. A proposta de intervenção no edifício baseia-se na recuperação e valorização do edifício e na sua modernização para o adaptar às exigências da atividade própria de um mercado de produtos frescos e à regulamentação atual.
Drenagem ACO para águas pluviais
Para a evacuação das águas pluviais e residuais, foi concebido e distribuído um sistema de drenagem linear e pontual distribuído pelas diferentes áreas e pisos do mercado. Os canais de drenagem escolhidos são fabricados em betão polímero e combinam as soluções Self e Multidrain em função do fluxo de drenagem necessário. Dependendo do local onde foram instalados, optou-se por diferentes tipos de grelhas.
Na zona de acesso principal, que se abre para o mercado como uma grande praça, optou-se pela grelha ACO Brickslot em L. Esta grelha “invisível” permite manter a imagem minimalista e industrial do complexo, assegurando a recolha de águas pluviais e evitando a formação de zonas de acumulação de água nas áreas pedonais.
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: Antonomasia SL