Encontro, que arranca amanhã, aborda o tema da “Modernização e Inovação Industrial”
A Oficina Lu Ban Portuguesa, a funcionar no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) desde fevereiro como laboratório de robótica industrial, no âmbito de uma parceria com o Governo da província chinesa de Tianjin, vai estar em destaque noII Fórum Empresarial da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET), que decorre, entre amanhã e quarta-feira, no Fórum Municipal Luísa Todi.
O encontro, que reúne especialistas de vários quadrantes em torno da temática “Modernização e Inovação Industrial”, dedica dois painéis de discussão à Indústria 4.0, abordando as perspetivas do capital humano e da capacidade de adaptação da Península de Setúbal a este novo paradigma de produção.
O segundo tema, agendado para as 14h30 de quarta-feira, 18, contará com a contribuição de José Lucas, docente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e coordenador da Oficina Lu Ban Portuguesa, a sexta a ser inaugurada em todo o mundo, no âmbito da estratégia de internacionalização chinesa na área tecnológica.
Instalado na ESTSetúbal/IPS, o laboratório oferece um espaço único e agregador de várias áreas disciplinares, contando com equipamento de ponta na área da robótica industrial, representativo de células de fabrico atuais e reconfiguráveis. É, por isso, considerada uma inestimável plataforma de colaboração luso-chinesa ao nível do ensino profissionalizante e da investigação aplicada e, simultaneamente, uma mais-valia na ligação ao meio empresarial da região.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: Instituto Politécnico de Setúbal