No âmbito da sua missão, o f@bCPL lançou hoje 22-02-2022 mais uma das suas iniciativas, esta com o título f@b – SmartCity, dedicada às cidades e à sua sustentabilidade, nas vertentes mobilidade e energia.
O f@bCPL é o laboratório de modelação e prototipagem da Casa Pia de Lisboa. Está inserido no Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique, que se encontra localizado em Belém. Neste espaço os alunos dispõem de recursos e apoio técnico e podem desenvolver as suas ideias e concretizar os seus projetos seguindo o princípio 3P, ou seja, Pensar, Planear e Produzir.
Este projeto consiste na construção de uma maqueta onde será dada relevância à mobilidade sustentada estando para o efeito contemplada a construção de uma linha de metropolitano de superfície, que constitui o elemento central e de desenvolvimento de todo o projeto. Serão ainda elementos de destaque, as ciclovias. A par da mobilidade serão também abordadas as questões relacionadas com a produção energética nas cidades bem como as relacionadas com os ciclos hídricos e ambientes florestais.
É condição que tanto o desenho, a conceção bem como a produção de todos os componentes integrantes do f@b – smartCity sejam preferencialmente realizados nas instalações do f@b.CPL onde ficará em exposição, tendo já sido disponibilizado um espaço apropriado para o evento com uma área útil de 10 m2.
O referido projeto será realizado em duas fases, sendo a primeira, a preparação da base e instalação das principais vias e ferrovias, a cargo da equipa f@bCPL e de alguns alunos que já são Makers. A segunda fase contará com a colaboração de toda a comunidade da Casa Pia de Lisboa, professores e alunos, para os quais serão dinamizados workshops, que vão da modelação à impressão 3D, corte a laser, pintura, robótica, gestão e controlo de redes, com vista à produção dos elementos necessários.
Com esta iniciativa o f@b.CPL pretende contribuir para a dinamização e sensibilização para a temática das cidades inteligentes, evolvendo a comunidade escolar no planeamento e construção do espaço urbano sustentável.
Texto da responsabilidade da entidade.
Fonte: f@b.CPL