Empresas

Centro Municipal Florestal de Torres Vedras foi inaugurado

O Centro Municipal Florestal de Torres Vedras foi inaugurado ontem, 5 de junho. Este equipamento, que vai funcionar no antigo edifício da empresa Macieira, no Maxial, irá concentrar vários serviços e meios associados ao setor florestal.

A inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e do presidente da Junta de Freguesia de União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, Celso Carvalho.

Na ocasião, o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território destacou a importância da descentralização de serviços das sedes de Concelho para as freguesias, referindo que este é um excelente exemplo de parceria entre um município e uma freguesia.

Já o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras sublinhou a importância do ativo florestal do ponto de vista económico, num Concelho que conta com cerca de 10 mil hectares de floresta. Para além da vertente económica e social, o autarca realçou também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para que Torres Vedras possa contribuir para o desenvolvimento sustentável ao nível das florestas.

O presidente da Junta de Freguesia de União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo afirmou que a transferência dos serviços ligados ao setor florestal para aquela freguesia fazia todo o sentido, uma vez que as freguesias de União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, de Ramalhal e de União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça representam a maior mancha florestal do distrito de Lisboa, com uma área de cerca de 6.500 hectares.

O Centro Municipal Florestal vai, assim, funcionar num edifício que já era propriedade do Município e que foi alvo de uma intervenção. Neste espaço, o Gabinete Técnico Florestal irá desenvolver o seu trabalho em maior proximidade com o território rural e com atendimento diário à comunidade. Os Sapadores Florestais de Torres Vedras irão igualmente dispor de um espaço próprio, assim como de outros equipamentos associados à gestão florestal. No Centro Municipal Florestal ficará também sediada a AFLOESTE – Associação Interprofissional da Floresta do Oeste.


Texto da responsabilidade da entidade.

Fonte: Câmara Municipal de Torres Vedras

Related posts

This website uses cookies to improve your experience. Aceitar Ler mais

X