Alcançar a máxima eficiência energética é o objectivo que Arriva Espanha, empresa dedicada ao transporte de passageiros, se fixou no desenho e construção da sua nova sede em Alcorcón (Madrid). O projecto, que foi realizado pelo escritório de arquitetura Adam Bresnick, segue os critérios e normas de Passivhaus para se tornar um edifício de consumo quase nulo. Utilizaram-se painéis sandwich ISOPAN para as fachadas, paredes interiores e telhado.
A nova sede da empresa de transportes Arriva Spain ocupa um terreno de 8.500 m2, e tem duas oficinas, dois andares de escritórios, um parque de estacionamento, uma estação de carregamento e uma garagem. Criaram-se também áreas de descanso abertas no telhado do edifício. O edifício tem pré-instalações e a infra-estrutura necessária para carregar veículos híbridos, eléctricos e a gás; isto porque a empresa planeia electrificar completamente a frota, o que poderia levar a uma redução da pegada de carbono e a uma poupança anual de 803.960 quilos de CO2.
Seguindo as normas de Passivhaus, o desenho da nova sede da empresa definiu que devia ter um bom isolamento térmico no envelope de modo a que, tanto no verão como no inverno, contribuísse para reduzir o consumo de energia em 86% no aquecimento e ar condicionado. Também se considerou que o envelope fosse hermético para evitar correntes de ar e perdas de energia. Outro elemento importante foi em relação às janelas e à orientação do edifício. Foram escolhidos recintos de alto desempenho para a fachada do edifício a fim de aproveitar ao máximo a luz solar que entra no edifício. Finalmente, outro ponto-chave foi reduzir o sobreaquecimento das instalações em relação ao impacto da radiação solar e a utilização de energias renováveis, instalando 242 painéis solares no telhado do edifício, que fornecem até 88% da energia necessária para o edifício.
Estanqueidade e eficiência energética
A utilização de painéis sandwich de lã de rocha ISOPAN no telhado, paredes e fachada do edifício é uma das decisões que tem contribuído para a realização destes objectivos de redução do impacto ambiental e favorecimento da poupança de energia. O telhado foi coberto com 1.800 m2 de painéis sandwich ISOFIRE ROOF de ISOPAN. Têm um núcleo de lã de rocha e um perfil de 5 nervuras. Para além do isolamento térmico que proporcionam, o edifício beneficia agora também de um elevado desempenho na protecção contra incêndios.
Para a construção da fachada escolheram-se painéis sandwich ISOCOP a fim de manter a mesma continuidade visual ondulada no exterior do edifício. Nas áreas interiores, adicionaram-se painéis ISOFROZEN com um núcleo isolante de poliuretano e uma junta de língua e ranhura para conseguir uma melhor estanquicidade na união. Além disso, estes painéis incorporam tecnologia LEAF, uma característica que reduz a condutividade térmica do núcleo de poliuretano, de modo a que o consumo de energia para aquecimento e arrefecimento destes compartimentos possa ser reduzido em até 20%.
A escolha de cor para a fachada exterior não foi acidental. Os tons cinzentos e brancos impedem a absorção de calor no interior e asseguram que a taxa de reflexão solar seja sempre superior a 70%.
As diferentes decisões no processo de concepção e construção da nova sede da Arriva Espanha não só conseguiram um isolamento térmico no interior do edifício para reduzir o consumo de energia, mas também contribuir para o conforto interior dos trabalhadores e utilizadores do edifício.
Texto da responsabilidade da empresa.
Fonte: Antonomasia SL